• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2015.tde-07082015-152741
Documento
Autor
Nombre completo
Gustavo Giolo Valentim
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Morato, Henriette Tognetti Penha (Presidente)
Critelli, Dulce Mara
Sekkel, Marie Claire
Título en portugués
Ação política em política pública: uma experiência em rede no Programa Telecentros.BR
Palabras clave en portugués
Fenomenologia existencial
Política pública
Rede
Resumen en portugués
O objetivo desta pesquisa foi desvelar o modo de articulação de rede constituído na Rede de Formaçãopara Inclusão Digital do programa Telecentros.BR e compreender sua relevância paraos processos de articulação de rede entre pessoas e instituições. Atuei neste programa como um dos profissionais responsáveis pela articulação desta rede e opercurso metodológico norteou-se pela resgate e construção de nexos entre osregistros e as memórias das experiênciasque tive neste trabalho.Por meio da costura de um relato, entremeiam-seaspectos da história, dos elementos e dos movimentos da Rede de Formaçãocommeus princípios e valores, evidenciandoaspectos do fenômeno ao mesmo tempo em queoprisma segundo o qual erainterrogado. Diversos diálogos em espaços públicos de pesquisa contribuíram para o consequente processo reflexivo descortinador dos fios de sentido desta experiência e que revelaram aqui três modos de ser rede da Rede de Formação:política pública, pro-ducção para corresponsabilização,e rede para formar-ação.No primeiro deles, política pública, a rede é influenciada prioritariamente pelo modo de governo burocrático da qual ela emerge e para o qual se destina. Já no segundo, o aumento da convivência tanto presencialquanto em encontros mediados pelas tecnologias da informação e comunicação trouxe as necessidades dos atores para a cena e redefiniuosobjetivos e processosda rede. Já no terceiro e último modo aqui desvelado, rede para formar-ação, a rede experimentou a assumpção de sua destinação histórica por meio de um fórum de debate aberto e horizontal, no qual todos os atores encontravam possibilidade de agir e os rumos do coletivo emergiam necessariamente do encontro entre os agentes.Considerando o âmbito de articulação de redes entre pessoas e instituições, estastransformações da Rede de Formaçãosão relevantes em três aspectos: político, ao evidenciar a possibilidade de uma estrutura reticular assumir os rumos de uma política pública, tornando os seus atores os principais responsáveis pelas decisões e caminhos tomados; formativo, pois a formação constituída nesta rede teve sua consistência alcançada no adensamento da trama entre as pessoas envolvidas,favoreceua compreensão e o projetar-se daqueles que a cursavam e criou condições, inclusive tecnológicas, para o compartilhamento e o aprendizado com os outros no processo; por fim, ético, ao possibilitar a experiência de uma alternativa à ética disciplinarna busca pelo consenso, reduzindo a necessidade de obediência tanto à disciplina impostas pelo Estado quanto às disciplinas científicas, favorecendo umaética deabertura ao inaudito e dedecisão ou encargo por si mesmo
Título en inglés
Politic action in a public policy: a network experience in the Telecentros.BR Program
Palabras clave en inglés
Existential phenomenology
Network process
Public policy
Resumen en inglés
The aim of this research has been to unveil how network articulations promoted through the Digital Network Process for Digital Inclusion from the Program Telecentro.BR flowed and to understand their relevance for the processes of network articulation involving peoples and institutions. By working in this program as one of the professionals responsible for the articulation of such network, it was taking into consideration the methodological strategy that has been organized around register notes and memories of experiences as a possibility of this study. A detailed account is woven bringing together aspects of the history, the shifting elements and shapes of the Network Process with the researchers own principles and values, bringing light to phenomenal aspects and to the viewers perspective at once. Many conversations in research environments contributed to the subsequent reflexive process shedding light to otherwise unnoticed aspects and traces of such experience, and thus three modes of being in a Network Process: public policy, pro-duction aiming co-responsabilisation and formative active network. In the first of these modes public policy -the network is influenced primarily by the bureaucratic government from which it emerges and to which it is destined. In the second mode production the increase in interaction, both by real presence and by technology-bound, brought to light the various actors needs and redefined the objectives and protocol processes, of the network. In the third mode unveiled formative active network the network experienced the assumption of its historical destination through an open and horizontal debate forum, in which all the actors could actively take part and in which the agents interaction designed the collectives course and destination. Taking into consideration the building of networks involving peoples and institutions, these transformations in the such Network Process shownrelevance in three main aspects: political (as it sheds light to the possibility of a recticular structure assuming strategically place in a public policy, thus making its everyday actors into decisive agents); formative (because education designed in this network assumed its consistency through tightening bonds throughout the network, whichfacilitated the comprehension and protagonism for those being trained, creating conditions, even technologically for learning in a collective and shared basis); and ethic (because it made possible other experience than that based on the disciplinary ethics, searching for a consensus, regarding the discipline to the ruling State and to the scientific disciplines. Such a shift made possible a state of openness and readiness to the unexpected and to self-empowerment
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
valentim_me.pdf (3.56 Mbytes)
Fecha de Publicación
2015-08-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.