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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.47.2015.tde-07072015-150501
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Spinelli Ferrari Sinzato
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Silva, Pedro Fernando da (Presidente)
Kohatsu, Lineu Norió
Maia, Ari Fernando
Título em português
Under the dome: os professores e a Indústria Cultural
Palavras-chave em português
Educação
Estereótipos
Indústria cultural
Professores
Pseudoformação
Tabus
Resumo em português
A relação com a educação passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. Entre essas mudanças, a relação entre professores e alunos sofre com a impossibilidade real da experiência. Com base nas análises da sociedade propostas pela Teoria Crítica da Sociedade, buscamos compreender esse fenômeno a partir dos conceitos de consciência estereotipada, pseudoformação (Halbbildung), estereótipos e tabus, e da relação destes com a ação dos meios da Indústria Cultural, em especial a televisão, que produz e distribui, de forma padronizada e repetitiva, personagens que representam professores. Assim, a investigação proposta volta os olhares para esses personagens, para a forma como a Indústria Cultural funciona, para as especificidades da televisão e de seus programas, em especial, das novelas, e para as mudanças ocorridas no estereótipo de professor, apresentado e repetido à exaustão por esses meios. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica dos estudos acerca do funcionamento da Indústria Cultural como sistema de meios e da televisão como mecanismo ideológico, além de uma análise dos personagens professores apresentados em telenovelas. Tendo como objetivo compreender o potencial de influência da estereotipia dos personagens professores, estandardizada pela televisão, na relação com o professor real e discutir os limites e possibilidades da formação nessas condições, utilizamos a analise de personagens professores que foram apresentados em dois momentos históricos, em telenovelas que passaram pelo processo de remake. Os resultados apresentam a rigidez dos estereótipos que constituem uma espécie de redoma sobre os professores, que impedem a experiência com o professor real e sua história
Título em inglês
Under the dome: teachers and the Cultural Industry
Palavras-chave em inglês
Cultural industry
Education
Pseudo formation
Stereotypes
Taboos
Teachers
Resumo em inglês
The relationship with education has undergone many changes over the years. Among these, the relationship between teachers and students suffers from the impossibility of a real experience. Based on the analysis of society proposed by the Critical Theory of Society, we try to understand this phenomenon through the stereotypical awareness of concepts, pseudo-formation (Halbbildung), stereotypes, and taboos, and their relationship with the Culture Industry media action, primarily television, which produces and distributes, in a standardized and repetitive way, players representing teachers. Thus, the proposed research looks back into these players and to the way that the cultural industry works, into the specifics of television and its shows, especially the soap operas, and the changes in teacher´s stereotype, presented and repeated to exhaustion by such media. The methodology used is a literature review of studies on the operation of Cultural Industry as a media scheme and television as an ideological mechanism, as well as an analysis of teachers players presented in soap operas. Aiming to understand the potential influence of stereotyping of players teachers, standardized by the television, on the relationship with the real teacher and discuss the limits and possibilities of education in such conditions, we used the analysis of players that were presented in two different historical moments in soap operas that are remakes. The results show the rigidity of the stereotypes that constitute a kind of dome over the real teachers , which prevent the experience with them and their history
 
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sinzato_corrigido.pdf (1.10 Mbytes)
Data de Liberação
2017-07-21
Data de Publicação
2015-07-22
 
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