• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2015.tde-07072015-150501
Document
Auteur
Nom complet
Juliana Spinelli Ferrari Sinzato
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Directeur
Jury
Silva, Pedro Fernando da (Président)
Kohatsu, Lineu Norió
Maia, Ari Fernando
Titre en portugais
Under the dome: os professores e a Indústria Cultural
Mots-clés en portugais
Educação
Estereótipos
Indústria cultural
Professores
Pseudoformação
Tabus
Resumé en portugais
A relação com a educação passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. Entre essas mudanças, a relação entre professores e alunos sofre com a impossibilidade real da experiência. Com base nas análises da sociedade propostas pela Teoria Crítica da Sociedade, buscamos compreender esse fenômeno a partir dos conceitos de consciência estereotipada, pseudoformação (Halbbildung), estereótipos e tabus, e da relação destes com a ação dos meios da Indústria Cultural, em especial a televisão, que produz e distribui, de forma padronizada e repetitiva, personagens que representam professores. Assim, a investigação proposta volta os olhares para esses personagens, para a forma como a Indústria Cultural funciona, para as especificidades da televisão e de seus programas, em especial, das novelas, e para as mudanças ocorridas no estereótipo de professor, apresentado e repetido à exaustão por esses meios. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica dos estudos acerca do funcionamento da Indústria Cultural como sistema de meios e da televisão como mecanismo ideológico, além de uma análise dos personagens professores apresentados em telenovelas. Tendo como objetivo compreender o potencial de influência da estereotipia dos personagens professores, estandardizada pela televisão, na relação com o professor real e discutir os limites e possibilidades da formação nessas condições, utilizamos a analise de personagens professores que foram apresentados em dois momentos históricos, em telenovelas que passaram pelo processo de remake. Os resultados apresentam a rigidez dos estereótipos que constituem uma espécie de redoma sobre os professores, que impedem a experiência com o professor real e sua história
Titre en anglais
Under the dome: teachers and the Cultural Industry
Mots-clés en anglais
Cultural industry
Education
Pseudo formation
Stereotypes
Taboos
Teachers
Resumé en anglais
The relationship with education has undergone many changes over the years. Among these, the relationship between teachers and students suffers from the impossibility of a real experience. Based on the analysis of society proposed by the Critical Theory of Society, we try to understand this phenomenon through the stereotypical awareness of concepts, pseudo-formation (Halbbildung), stereotypes, and taboos, and their relationship with the Culture Industry media action, primarily television, which produces and distributes, in a standardized and repetitive way, players representing teachers. Thus, the proposed research looks back into these players and to the way that the cultural industry works, into the specifics of television and its shows, especially the soap operas, and the changes in teacher´s stereotype, presented and repeated to exhaustion by such media. The methodology used is a literature review of studies on the operation of Cultural Industry as a media scheme and television as an ideological mechanism, as well as an analysis of teachers players presented in soap operas. Aiming to understand the potential influence of stereotyping of players teachers, standardized by the television, on the relationship with the real teacher and discuss the limits and possibilities of education in such conditions, we used the analysis of players that were presented in two different historical moments in soap operas that are remakes. The results show the rigidity of the stereotypes that constitute a kind of dome over the real teachers , which prevent the experience with them and their history
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
sinzato_corrigido.pdf (1.10 Mbytes)
Date de Publication
2015-07-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.