• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2020.tde-06022020-180533
Document
Auteur
Nom complet
Kazue Matsushima
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1992
Directeur
Jury
Forghieri, Yolanda Cintrao (Président)
Byington, Carlos Amadeu Botelho
Rodrigues, Sergio de Almeida
Valle, Elizabeth Ranier Martins do
Vieira, Raymundo Manno
Titre en portugais
Perspectiva arquetípica e holística em educação ambiental: fundamento, vivência e prática
Mots-clés en portugais
Arquétipos
ecologia
Educação ambiental
Resumé en portugais
Partindo da teoria da existência, da tendência humana a cisão das partes com dificuldade de reintegração a unidade em função dos motivos arcaicos usados nesta recondução, constata existir estreita relação entre os problemas humanos e os distúrbios causados a natureza. Considera que em torno dessas tendências reside a questão fundamental do homem moderno e, portanto, da civilização e do ambiente. Procura compreender essas questões, que se revelam no decorrer da pratica de ensino da educação ambiental e que conduz a formulação de uma visão de mundo e de educação ambiental de caráter arquetípico e holístico. Elabora sistema de trabalho teórico-filosófico e pratico-vivencial de educação ambiental composto por tarefa preliminar (criação de ambientes e relacionamentos assentados na confiança e não no autoritarismo e poder) e 4 dinâmicas de trabalho: compreensão de dados básicos de ecologia e formulação de uma concepção de educação ambiental; atividades de aquecimento e percepção sensorial, corporal e ambiental; atividades de conhecimento, expressão e transformação do meio; trabalhos individuais, depoimentos e sínteses das ideias essenciais vivenciadas ou apreendidas. Conclui que a finalidade desse trabalho e tocar e inocular a compreensão e a possibilidade de reprodução da ideia a ele subjacente, como inicio de um processo que se desenvolvera por toda a existência
Titre en anglais
not informed
Mots-clés en anglais
not informed
Resumé en anglais
not informed
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
kazue_1992.pdf (55.86 Mbytes)
Date de Publication
2020-02-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.