• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2012.tde-05122012-145834
Document
Auteur
Nom complet
Janaina Corazza Barreto Silva
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Kovacs, Maria Julia (Président)
Ferrigno, José Carlos
Parisi, Silvana
Scarcelli, Ianni Regia
Schmidt, Maria Luisa Sandoval
Titre en portugais
Educação para o envelhecimento: abordagem em grupo com idosas como espaço de prevenção e promoção de saúde
Mots-clés en portugais
Educação
Envelhecimento
Grupos Sociais
Psicologia do Desenvolvimento
Saúde do Idoso
Resumé en portugais
O presente trabalho teve como objetivo investigar uma proposta de educação para o envelhecimento voltada para pessoas que estão nesta fase da vida. Pretendeu-se aprofundar a compreensão a respeito dos aspectos psíquicos doenvelhecimento e das demandas de uma parcela desta população para construir uma proposta de intervenção. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. Foram realizadas três etapas de trabalho de campo. Inicialmente, foram aplicados questionários para quinze participantes de um curso da Universidade Aberta à Terceira Idade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Em seguida, foram realizados quatro encontros em grupo com três mulheres, com idades entre 57 e 64 anos, ex-participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Por fim, foram realizados cinco encontros em grupo com seis mulheres, entre 60 e 70 anos de idade, frequentadoras de uma associação com atividades para a terceira idade, nazona leste da capital. Para compreensão dos dados, os encontros foram analisados separadamente e foram destacados os temas emergentes de todas as etapas de coleta de dados. As temáticas foram analisadas com base nos eixos teóricos propostos pela Psicologia do Desenvolvimento, dos estudos de educação em relação às perdas e à morte, bem como de abordagens em grupo com idosos. Os principais conteúdos emergentes foram: elaboração das perdas e das mudanças advindas do processo de envelhecimento; mudanças nos papéis familiares; diferenças de gênero na velhice; comunicação, aprendizagem e prevenção no grupo, além de sugestões para a organização prática deste tipo de intervenção. Considerou-se que o grupo de reflexão se mostrou como espaço educativo, terapêutico, preventivo e de estímulo a cuidados com qualidade de vida e saúde mental no processo de envelhecimento
Titre en anglais
Aging education: a group approach with elderly for prevention and health promotion
Mots-clés en anglais
Aging
Developmental Psychology
Education
Elderly Health
Social Groups
Resumé en anglais
This study investigates a proposal for education for aging people who are facing this stageof life.It was intended to deepen understanding about the psychological aspects of aging and the demands of a portion of this population to build a proposed intervention. The research approachwas qualitative. There were three stages of fieldwork. Initially, questionnaires were administered to fifteen participants in a courseat the Open Universityof the Third Age of the Institute of Psychology, University of Sao Paulo.Then, four meetings were heldwith a group ofthree women, aged between 57 and 64 years, students of the Open University of theThird Ageof the Institute of Psychology, University of Sao Paulo.Finally, five meetings were heldwith a group of six women between 60 and 70 years old attending at an association with activities for senior sin the east area of the São Paulo. Tounderstand the data, the meetings were analyzed separately andwere chosen emerging issues in all stages of data collection.Thethemes were analyzed based ontheoretical axesproposed by developmental psychology, studies of educationin relation tolossand death, as well as approachestothe elderlygroup. Themain contentswere: developmentof lossesand changesresulting from theaging process, changes in family roles, gender differencesin old age, communication, learning and preventionin the group, as well as suggestions for thepractical organizationof this type ofintervention.It was felt that the focus group proved as educational space, therapeutic, preventive care and stimulating quality of life and mental healthin the aging process
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
silva_do.pdf (2.88 Mbytes)
Date de Publication
2012-12-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.