• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2006.tde-05112006-132448
Document
Auteur
Nom complet
Aline Frollini Lunardelli Lara
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Patto, Maria Helena Souza (Président)
Crochik, Jose Leon
Maia, Ari Fernando
Titre en portugais
Formação docente e racionalidade instrumental: reflexões sobre a psicologia a partir do depoimento de professores
Mots-clés en portugais
formação de professores
psicologia
relação teoria-prática
Resumé en portugais
O tema formação de professores tem sido foco de inúmeras pesquisas e trabalhos publicados nas áreas da Educação e da Psicologia. Dos vários elementos que compõem a formação do educador, um se refere à obrigatoriedade da disciplina Psicologia da Educação no currículo dos cursos de magistério, licenciatura ou Pedagogia. Os estudos sobre o tema, geralmente, tratam da análise da estrutura dos currículos e de novas estratégias para o ensino dessa ciência. Entretanto, a compreensão da maneira como a Psicologia se configura na formação docente, a partir da reflexão do educador, ainda não se constituiu como uma linha de pesquisa. Neste contexto, este estudo teve por objetivo investigar como a Psicologia está presente na formação e no trabalho pedagógico de professores a partir de sua própria análise. Buscou, especificamente, compreender a apropriação e a avaliação do professor do que lhe foi ensinado sobre Psicologia ao longo de sua formação e suas expectativas com relação a este saber. Para tanto, sete professores de uma escola municipal pública de ensino fundamental I e da educação de jovens e adultos da cidade de São Paulo foram entrevistados. A coleta de depoimentos foi feita em três fases: conversa inicial não gravada, entrevista gravada semi-dirigida sobre a biografia profissional do docente e discussão gravada do depoimento com o entrevistado. A leitura das entrevistas levou à constituição de quatro categorias de análise: 1. A relação do depoente com a Psicologia; 2. Como ela se apresenta em sua formação; 3. A realidade da escola pública atual; e 4. A relação entre teoria e prática. Esta última tornou-se o eixo de discussão sobre a formação docente em Psicologia, uma vez que perpassa todas as outras categorias. Verificou-se que os professores aprenderam uma psicologia que fundamenta a expectativa do ensino individualizado, com base na relação dual professor-aluno, e que, na formação do educador, ela configura-se como instrumento técnico-prático de eficiência pedagógica. A teoria, nesse sentido, é entendida como razão instrumental, pragmática e utilitarista. As reflexões deste estudo apontam para a necessidade de se discutir a construção de um outro espaço para a Psicologia na formação docente, que rompa com o modelo essencialmente tecnicista.
Titre en anglais
Teacher education and instrumental rationality: reflections about the psychology from the statement of teachers
Mots-clés en anglais
psychology
relation between theory and practice
teacher education
Resumé en anglais
The theme teacher education has been the focus of uncounted researches and essays published in the areas of Education and Psychology. From the various elements that compose the education of the educator, one is related to the obligatoriness of the subject Psychology of Education in the curriculum of the mastership courses, graduation or Pedagogy. Generally, the studies about the theme talk about the structure of the curriculum and the new teaching strategies of this science. However, the comprehension about the way the psychology is configured in teacher education, based on the educator reflection, has not been constituted as a research line yet. In this context, this study had as primary aim, investigate how the Psychology is present in the teachers’ education and pedagogical work, based on their own analysis. It seek, specifically, understand the teacher’s appropriation and the evaluation of what was taught to them about Psychology during their education, and their expectancies in relation to this knowledge. For this, seven teachers from a municipal public school of elementary and adult and youth education in the city of São Paulo were interviewed. The data collection was developed in three phases: an initial non-recorded talk, a recorded semi-structured interview about the teacher’s professional biography, and recorded discussion of the interviewed statement. The reading of the interviews led to the constitution of four categories of analysis: 1. The relation between the deponent and the Psychology; 2. How it is presented in his/her education; 3. The actual reality of the public school; and 4. The relation between theory and practical. The last one became the pivot of discussion about the teacher education in Psychology, once it goes through all the other categories. It was verified that the teachers learnt a kind of Psychology that justify the expectancy of individualized teaching, having as basis the dual relation between teacher-student, and that, in the teacher education, it is configured as a technical-practical instrument of pedagogical efficiency. The theory, in this meaning, is understood as instrumental reason, pragmatic and utilitarian. The reflections of this study indicate the necessity of discussing the construction of another space to the Psychology in the teacher education that disrupt with the technicist model primarily.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2006-11-24
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.