• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2006.tde-05112006-132448
Documento
Autor
Nombre completo
Aline Frollini Lunardelli Lara
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Patto, Maria Helena Souza (Presidente)
Crochik, Jose Leon
Maia, Ari Fernando
Título en portugués
Formação docente e racionalidade instrumental: reflexões sobre a psicologia a partir do depoimento de professores
Palabras clave en portugués
formação de professores
psicologia
relação teoria-prática
Resumen en portugués
O tema formação de professores tem sido foco de inúmeras pesquisas e trabalhos publicados nas áreas da Educação e da Psicologia. Dos vários elementos que compõem a formação do educador, um se refere à obrigatoriedade da disciplina Psicologia da Educação no currículo dos cursos de magistério, licenciatura ou Pedagogia. Os estudos sobre o tema, geralmente, tratam da análise da estrutura dos currículos e de novas estratégias para o ensino dessa ciência. Entretanto, a compreensão da maneira como a Psicologia se configura na formação docente, a partir da reflexão do educador, ainda não se constituiu como uma linha de pesquisa. Neste contexto, este estudo teve por objetivo investigar como a Psicologia está presente na formação e no trabalho pedagógico de professores a partir de sua própria análise. Buscou, especificamente, compreender a apropriação e a avaliação do professor do que lhe foi ensinado sobre Psicologia ao longo de sua formação e suas expectativas com relação a este saber. Para tanto, sete professores de uma escola municipal pública de ensino fundamental I e da educação de jovens e adultos da cidade de São Paulo foram entrevistados. A coleta de depoimentos foi feita em três fases: conversa inicial não gravada, entrevista gravada semi-dirigida sobre a biografia profissional do docente e discussão gravada do depoimento com o entrevistado. A leitura das entrevistas levou à constituição de quatro categorias de análise: 1. A relação do depoente com a Psicologia; 2. Como ela se apresenta em sua formação; 3. A realidade da escola pública atual; e 4. A relação entre teoria e prática. Esta última tornou-se o eixo de discussão sobre a formação docente em Psicologia, uma vez que perpassa todas as outras categorias. Verificou-se que os professores aprenderam uma psicologia que fundamenta a expectativa do ensino individualizado, com base na relação dual professor-aluno, e que, na formação do educador, ela configura-se como instrumento técnico-prático de eficiência pedagógica. A teoria, nesse sentido, é entendida como razão instrumental, pragmática e utilitarista. As reflexões deste estudo apontam para a necessidade de se discutir a construção de um outro espaço para a Psicologia na formação docente, que rompa com o modelo essencialmente tecnicista.
Título en inglés
Teacher education and instrumental rationality: reflections about the psychology from the statement of teachers
Palabras clave en inglés
psychology
relation between theory and practice
teacher education
Resumen en inglés
The theme teacher education has been the focus of uncounted researches and essays published in the areas of Education and Psychology. From the various elements that compose the education of the educator, one is related to the obligatoriness of the subject Psychology of Education in the curriculum of the mastership courses, graduation or Pedagogy. Generally, the studies about the theme talk about the structure of the curriculum and the new teaching strategies of this science. However, the comprehension about the way the psychology is configured in teacher education, based on the educator reflection, has not been constituted as a research line yet. In this context, this study had as primary aim, investigate how the Psychology is present in the teachers’ education and pedagogical work, based on their own analysis. It seek, specifically, understand the teacher’s appropriation and the evaluation of what was taught to them about Psychology during their education, and their expectancies in relation to this knowledge. For this, seven teachers from a municipal public school of elementary and adult and youth education in the city of São Paulo were interviewed. The data collection was developed in three phases: an initial non-recorded talk, a recorded semi-structured interview about the teacher’s professional biography, and recorded discussion of the interviewed statement. The reading of the interviews led to the constitution of four categories of analysis: 1. The relation between the deponent and the Psychology; 2. How it is presented in his/her education; 3. The actual reality of the public school; and 4. The relation between theory and practical. The last one became the pivot of discussion about the teacher education in Psychology, once it goes through all the other categories. It was verified that the teachers learnt a kind of Psychology that justify the expectancy of individualized teaching, having as basis the dual relation between teacher-student, and that, in the teacher education, it is configured as a technical-practical instrument of pedagogical efficiency. The theory, in this meaning, is understood as instrumental reason, pragmatic and utilitarian. The reflections of this study indicate the necessity of discussing the construction of another space to the Psychology in the teacher education that disrupt with the technicist model primarily.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2006-11-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.