• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2014.tde-03102014-104333
Document
Auteur
Nom complet
Renata Fernandez Targino
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2014
Directeur
Jury
Freitas, Laura Villares de (Président)
Furlanetto, Ecleide Cunico
Sekkel, Marie Claire
Titre en portugais
A educação e o professor polivalente: considerações a partir de Carl G. Jung e Hannah Arendt
Mots-clés en portugais
Arquétipos
Carl Gustav Jung (1875-1961)
Hannah Arendt (1906-1975)
Individuação
Professores de Ensino Fundamental
Resumé en portugais
A educação de crianças e jovens é um pré-requisito para a continuação do mundo humano. Sem ela, nenhuma sociedade sobreviveria a mais de uma geração. Nesse contexto, o professor ocupa um papel central, sendo um representante do mundo dos adultos frente a seus alunos. Esta pesquisa teceu um diálogo entre a Psicologia Analítica de Carl G. Jung, sobretudo em suas concepções sobre a educação e o arquétipo do Mestre-Aprendiz, e as reflexões de Hannah Arendt sobre o compromisso da escola com o mundo público. A partir da aproximação entre estes dois autores, buscou-se ampliar a compreensão de como os professores polivalentes significam a própria experiência docente atualmente e como a relacionam com seu papel dentro do contexto educacional. Para tal, foram realizadas seis entrevistas semi-dirigidas com professoras do Ensino Fundamental I, sendo que cinco atuavam em escolas particulares e uma na rede pública. Além disso, no final de cada entrevista foi solicitada a elaboração de um desenho relativo à profissão. O material coletado foi agrupado e analisado sob inspiração do método de processamento simbólico. Verificamos que a educação, como toda situação típica humana, é regida por um campo simbólico: o do Mestre-Aprendiz. Nesse campo, encontramos a influência de quatro polaridades arquetípicas significativas: Curador-Ferido, Puer-Senex, Narciso-Eco e Sísifo-Criança Divina. Um dos resultados obtidos foi que algumas polaridades, embora estivessem presentes, não se mostraram tão expressivas, como por exemplo, o simbolismo de Sísifo. Os dados sugeriram que, atualmente, alguns professores polivalentes têm dificuldade em desenvolver uma persona profissional adequada, o que parece estar atrelado a uma deficiente responsabilização pelo mundo e por sua função frente às novas gerações, tal como coloca Arendt. Tal fato pode influenciar negativamente os impasses escolares atuais. Por último, inferiu-se que as professoras que conseguem transitar pelas polaridades arquetípicas presentes no campo simbólico que permeia a relação professor-aluno, tendo clara sua função de professora e seu papel dentro do contexto educacional, têm na profissão docente um elemento significativo para o próprio processo de individuação e, possivelmente contribuem de forma efetiva na criação de um espaço compartilhado propício ao aprendizado de seus alunos
Titre en anglais
The education and the elementary school teacher: considerations based on Carl G. Jung and Hannah Arendt
Mots-clés en anglais
Archetypes
Carl Gustav Jung (1875-1961)
Elementary school teachers
Hannah Arendt (1906-1975)
Individuation
Resumé en anglais
Education of children and juveniles is a requirement to the human world perpetuation as it is. Without it, societies would find a hard time getting to the next generation. In that scenario, the role of the teacher is central, being a representative of all adult inhabitants. This research draws a dialog between Carl G. Jung´s Analytical Psychology, especially his understanding of education and the Master-Apprentice archetype, and Hannah Arendt´s reflections over the school´s compromise due to the world. By dragging theses authors together, seeks to understand how elementary school teachers give meaning to their very own experience nowadays and how they relate to the educational sphere. A total of six semi-structured interviews were made to Elementary School female teachers, being one of them from the public system. At the end of these interviews they were asked to draw something related to their profession. All data was analyzed using symbolic interaction approach. We noticed that education, as with other typical human situations, is conducted by a symbolic field: the Master-Apprentice. Moreover, we found four distinct archetypal polarities: Wounded-Healer, Puer-Senex, Narcissus-Echo and Sisyphus-Divine child. However, the importance of these polarities differs significantly; for example, Sisyphus symbolism is not so decisive. Data suggests that elementary school teachers are having difficulties to develop the right persona on work, which might be related their lacking of responsibility with the world and with the future generation, as Arendt pointed out. That alone might have negative impact on modern schools challenges. In addition, our research also observed that some teachers are able to move along the different polarities of the symbolic field of teacher-students relations, clearly understanding of their role in educational system, they find in their career impactful points on their own individuation, and they might create a proper learning-environment to their students
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
targino_corrigida.pdf (3.32 Mbytes)
Date de Publication
2014-10-06
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.