• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2011.tde-02052011-150524
Document
Auteur
Nom complet
Rafael Baioni do Nascimento
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Carone, Iray (Président)
Cohn, Gabriel
Favaretto, Celso Fernando
Titre en portugais
Cultura e emancipação através de T.W. Adorno: formação e arte
Mots-clés en portugais
Arte e sociedade
Arte-educação
Cultura
Emancipação
Formação do indivíduo
Teoria crítica
Resumé en portugais
O presente trabalho investiga algumas das articulações entre indivíduo e obra de arte através de quatro conceitos fundamentais encontrados na obra de T. W. Adorno: cultura, emancipação, formação e arte, abordados de forma constelacional. O método utilizado foi a análise de textos do próprio autor, de alguns escritos em conjunto com Horkheimer, de alguns de outros autores da Teoria Crítica (Benjamim e Marcuse) e de outros de autores tradicionais do pensamento alemão (Kant, Schiller e Goethe); assim como textos de seus comentadores. A hipótese que nos guia é a de que, apesar da tendência dominante de desaparecimento do sujeito e da arte autônomos, apontados por Adorno, sua própria teoria, ao fazer tal diagnóstico criticamente, já é parte da cura possível; que a crítica da formação e a crítica da arte, intrinsecamente conectadas, são uma práxis transformadora no caminho de uma emancipação de ambos. E concluímos que o conteúdo de verdade e a dimensão histórica também intrínsecos que emergem necessariamente de toda crítica à formação, quanto de toda crítica às obras de arte, apontam para o sofrimento vivido, e o reconhecimento desse sofrimento, na educação de arte, promove, dentro do possível, nas condições atuais, a verdadeira experiência com as obras de arte e com isso, ao mesmo tempo, pode promover uma formação emancipatória
Titre en anglais
Culture and emancipation through T. W. Adorno: formation and art
Mots-clés en anglais
Art and society
Art education
Critical Theory
Culture
Emancipation
Individual formation
Resumé en anglais
This study investigates some of the intersections between individual and artwork through four key concepts found in the work of T. W. Adorno: culture, emancipation, formation and art, in a constellational approach. The employed method was the analysis of the authors texts, some written along with Horkheimer, some by other Critical Theory authors (Benjamin and Marcuse) and some by authors of the German tradition (Kant, Schiller and Goethe) so as texts of their critics. The hypothesis that guides us is that despite the dominant tendency of the disappearance of the subject and the autonomous art, pointed out by Adorno, his own theory, through making such a diagnosis critically, is part of a possible healing; that the critique of formation and art criticism, intrinsically linked, are a transformative praxis in the way of their emancipation. We conclude that the truth content and historical dimension also intrinsic that emerge necessarily from all critic of formation, the same way as any criticism of artworks, pointed out to the suffering, and the recognition of this suffering in art education promotes, within possibility, under current social conditions, the true experience towards the artworks, and that might promote an emancipatory formation
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
nascimento_me.pdf (727.41 Kbytes)
Date de Publication
2011-05-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.