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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2009.tde-01122009-101757
Documento
Autor
Nome completo
Catalina Naomi Kaneta
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Duarte, Walquiria Fonseca (Presidente)
Custodio, Eda Marconi
Rubio, Katia
Título em português
Avaliação psicológica: uma aplicação do teste de liderança situacional (TLS) em psicologia do esporte
Palavras-chave em português
Avaliação psicológica
Liderança
Psicologia do esporte
Resumo em português
A Psicologia do Esporte é uma especialidade da Psicologia. A prática tem sido produzida junto aos técnicos, atletas e demais membros da equipe de esporte e tem conquistado uma constante valorização do conhecimento produzido, mas o reconhecimento pleno ainda está distante de ser alcançado. Os estudos da liderança do técnico são uma das vertentes das pesquisas atuais por ser uma variável de grande influência sobre o desempenho dos atletas e no clima motivacional dos treinamentos e das competições em si. A presente Dissertação teve como objetivo verificar os estilos de liderança e a flexibilidade de estilos em técnicos esportivos de modalidades coletivas, utilizando-se o Teste de Liderança Situacional (TLS) desenvolvido por Agostinho Minicucci com base na teoria 3D de Reddin. Foram comparados os resultados obtidos entre uma amostra de 23 técnicos de categorias de base (formação) e uma amostra de 12 técnicos de equipes adultas (alto nível). Para as análises estatísticas, a diferença entre as médias foi realizada através do teste t de Student (grupos independentes), adotando-se um nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que a maioria dos técnicos (56% formação e 75% alto nível) utilizam como estilo de liderança dominante o estilo integrado, que é quando o comportamento orientado para a tarefa e o comportamento orientado para as relações são utilizados em grande quantidade. Observou-se também que o estilo de sustentação adotado por ambos os grupos é o estilo relacionado, sendo que o estilo separado é o estilo menos valorizado, também por ambos os grupos. Embora os resultados indiquem uma concordância dos grupos em relação aos estilos dominante, de sustentação e sobre-rechaçado, verificou-se que os técnicos de alto nível, em suas respostas, utilizam com maior intensidade o estilo integrado (p<0,05) e dedicado (p<0,10). Quanto à flexibilidade com que os grupos apresentam os variados estilos de liderança, observou-se que os técnicos de alto nível possuem uma tendência a serem mais rígidos em seu estilo dominante em relação aos técnicos das equipes de formação. Os estilos de liderança, assim identificados, podem ser ferramentas estratégicas do psicólogo do esporte para que este possa auxiliar de modo eficaz uma melhor condução da relação técnico-atleta como integrantes de um par educativo.
Título em inglês
Psychological Assessment: an application of the Situational Leadership Test (SLT) in Sports Psychology
Palavras-chave em inglês
Leadership
Psychological assessment
Sports psychology
Resumo em inglês
Sports Psychology is a Psychology specialty that has been developed in conjunction with coaches, athletes and other members of the sports team. The resulting knowledge has been gaining increasing acceptance, but is still far from being fully recognized. Studies in coaching leadership constitute one of the branches of current research, given that this variable has an enormous influence on athletic performance and the motivational climate of training sessions and actual competitions. The objective of this paper is to identify leadership styles and their flexibility in coaches of team sports using the Situational Leadership Test (SLT), developed by Agostinho Minicucci based on Reddins 3-D theory. The results from a sample of 23 coaches of base categories (development) and 12 coaches of adult teams (high level) were compared. In the statistical analysis, the difference between the groups was calculated through Pearson's chi-square test and the quantitative variables were compared through Student's t test (independent groups), with a significance level of 5%. The results show that the dominant leadership style of most coaches (56% in the development category and 75% in the high-level category) is the integrated style, i.e. when both task-oriented and relationship-oriented behaviors are largely used. We also observed that the sustainment style of both groups is the related style, with the separate style being less valued for both groups. Although the results indicate an agreement in the behavior of the groups in relation to dominant, sustainment and most rejected styles, the high-level coaches ave higher grades to the integrated style (p<0.05) and the dedicated style (p<0.10) than those of development coaches. In terms of the flexibility with which the groups present the various leadership styles,it was observed that high-level coaches tend to be stricter in their dominant style than coaches of development teams. Leadership styles, duly identified, may constitute strategic tools for sports psychologists, enabling them to effectively improve coachathlete interaction by treating them as members of an educational pair.
 
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DissertacaoCatalina.pdf (1,008.39 Kbytes)
Data de Publicação
2009-12-22
 
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