• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.46.2016.tde-19072016-151741
Documento
Autor
Nome completo
Remo Trigoni Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Torres, Bayardo Baptista (Presidente)
Abib, Maria Lucia Vital dos Santos
Cuccovia, Iolanda Midea
Título em português
Contribuição para o ensino prático de bioquímica: simulação de um projeto de pesquisa em uma disciplina de graduação
Palavras-chave em português
Bioquímica (Estudo e ensino)
Resumo em português
A Educação Superior passa por importantes transformações, provocadas pelo aumento quantitativo de estudantes e pelo crescimento exponencial de informações, que extrapola a capacidade de assimilação dos cursos de graduação. Organismos internacionais e nacionais vêm sugerindo diretrizes e estratégias para a superação das dificuldades atuais. Atendendo estas recomendações, foi criada uma disciplina prática de bioquímica, no nível de graduação, seguindo o referencial teórico sócio-construtivista. O eixo norteador da disciplina foi a simulação de um projeto de pesquisa. A disciplina foi organizada para que, por meio dela, pudessem ser desenvolvidas as habilidades e competências que promovessem a autonomia intelectual dos estudantes. Operacionalmente, a estrutura da disciplina baseou-se em (1) aulas de planejamento, que antecediam (2) as aulas de manipulação, seguidas de (3) tratamento de dados e (4) análise de resultados. Os quatro tipos de atividades eram realizados em pequenos grupos, assessorados por professores e monitores. A avaliação da disciplina foi feita aplicando-se questionários para estudantes, monitores e professores. As respostas às questões mais relevantes dos questionários foram trianguladas, permitindo compor um quadro geral dos resultados obtidos. A grande maioria dos participantes afirmou que a disciplina simulou um projeto de pesquisa, apontando características, como seqüência lógica e estímulo a habilidades críticas. Monitores e professores participantes declararam preferir esta forma de ministrar aulas práticas, por estarem convencidos de que ela leva a um melhor aprendizado.
Título em inglês
Contributions to the practical teaching of biochemistry. Simulation of a research project in a discipline of graduation
Palavras-chave em inglês
Biochemistry (Study and teaching)
Resumo em inglês
The Higher Education has been target of important transformations, caused by the increasing amount of students and by the exponential growth of information, which is bigger than the assimilation capacity of graduation courses. International and national organisms have suggested directives and strategies to overcome the current difficulties. To attend these recommendations, a practical discipline of biochemistry, addressed to graduation students was created following the theoretical social constructivism referential. The directional axis of this discipline was the simulation of a research project. The discipline was organized intending that students could develop abilities and competencies that would promote their intellectual autonomy. Methodologically, the discipline structure was based in: (1) planning classes, that preceded (2) manipulation classes, followed by (3) data treatment and (4) results analysis. The four activities types were conducted in small groups, assisted by teachers and teaching assistants. The discipline assessment was carried out applying questionnaires to students, teachers and teaching assistants. The answers to the most relevant questions of the questionnaires were processed, and allowed the composition of a general picture of the results obtained. Most of the participants stated that the discipline simulated a research project, pointing out some characteristics, as logic sequence and stimulation of criticai abilities. Teaching assistants and teachers declared to prefer this way of teaching practical classes, because they are convinced that it leads to a better learning.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-07-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.