• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.46.2009.tde-05102009-092050
Document
Auteur
Nom complet
Fernando Schoenmaker
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Torres, Bayardo Baptista (Président)
Carvalhal, Maria Ligia Coutinho
Zingales, Bianca
Titre en portugais
Análise das dificuldades na disciplina de bioquímica diagnosticadas por um plantão de dúvidas on line
Mots-clés en portugais
Bioquímica (Estudo e ensino)
Dificuldades
Educação em bioquímica
Plantão de Dúvidas on line
Resumé en portugais
A disciplina de bioquímica é parte integrante do currículo de todos os cursos de graduação da Área Biológica, sendo pré-requisito para outras disciplinas. São de conhecimento geral as dificuldades que os estudantes enfrentam no aproveitamento desta disciplina. Para investigar estas dificuldades foi criado um Plantão de Dúvidas on line, disponível para estudantes graduandos, com três finalidades: (i) oferecer um suporte aos estudantes para facilitar o prosseguimento dos seus estudos, (ii) analisar as dúvidas apresentadas como uma estratégia para diagnóstico das dificuldades mais freqüentes e (iii) realizar uma classificação do nível cognitivo das dúvidas recebidas. Ao final do período de atendimento, foram recebidas e respondidas 416 questões. Houve várias questões conceituais, a enorme maioria tendo sido problemas ou exercícios a serem resolvidos. Os assuntos mais freqüentemente questionados foram: (i) metabolismo celular (42,5%), principalmente metabolismo de lipídios e a respiração celular; (ii) conceitos básicos (14,2%) sobre aminoácidos, tampão entre outros; (iii) estrutura de proteínas (8,7%) e (iv) enzimas (7,0%). Estes percentuais correlacionam-se com a carga horária dedicada a cada um dos tópicos na maioria das disciplinas. Uma importante dificuldade encontrada foi a integração dos processos metabólicos. Em relação ao nível cognitivo, 61% das dúvidas foram de nível baixo, 28% foram de nível médio e 11% foram de nível alto. Uma análise mais aprofundada é necessária para investigar as causas das dificuldades apontadas.
Titre en anglais
Students difficulties in biochemistry discipline analyzed through an on line academic drop-in center
Mots-clés en anglais
Biochemistry education
Difficulties
Drop-in on line
Resumé en anglais
The biochemistry discipline integrates the curriculum of all graduation courses on the Biological Area and is a basis for other disciplines. The students difficulties in this discipline are already widely recognized. To investigate these difficulties, we created a drop-in on line service that had three purposes: (i) to give support to students learning by answering their questions and solving their problems whenever they appear, (ii) to analyze the questions presented, as a strategy to diagnose the most prevalent difficulties and (3) to carry through a classification of the cognitive level of the received doubts. After the period of attendance of this service on line, 416 questions were received and answered. There were many conceptual questions being the majority related to problems and exercises. The most frequent questions dealt with cell metabolism (42.5%), mainly lipid metabolism and aerobic metabolism; basic concepts (14.2%) such as about amino acids and buffer, protein structure (8.7%) and enzymes (7.0%). These percentages are correlated to the number of hours dedicated to each subjects in the disciplines. The main difficulty founded was the integration of metabolic processes. Related to the cognitive level, 61% of the doubts had been of low level, 28% had been of average level and 11% had been of high level. A more in-deep analysis will be necessary to investigate the causes of the pointed difficulties.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2009-11-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.