• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.46.2017.tde-02122016-150646
Document
Auteur
Nom complet
Rosiris Sindeaux de Alencar Pires de Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Torres, Bayardo Baptista (Président)
Augusto, Ohara
Galembeck, Eduardo
Leal, Sergio Henrique Bezerra de Sousa
Titre en portugais
Conceitos alternativos sobre radicais livres: origens, prevalência e intervenções
Mots-clés en portugais
Antioxidantes
Conceitos alternativos
Radicais livres
Resumé en portugais
Este trabalho teve por objetivos: levantar conceitos alternativos sobre radicais livres na mídia impressa e em livros de Bioquímica; examinar os conceitos alternativos prevalentes em pós-graduandos e em professores de Química e Biologia do Ensino Médio; e, planejar e aplicar intervenção para reduzir a influência destes conceitos. Para o levantamento na mídia impressa, foi selecionada a revista Veja, período de 01/01/2000 a 31/07/2014, e foram criadas as seguintes categorias para classificar o material encontrado: Conceito Alternativo (CA), Informação Indutiva (II), Conceito Indutivo (CI) e Generalização Indevida (GI), formando o grupo dos Conceitos Não Científicos (CNC); Conceito Correto (CC); Conceito Errado (CE); e, não preenche os critérios de inclusão (NPCI). Foram encontrados 294 trechos dos quais: 55,4% CA; 21,1% II; 9,2% CI; 5,4% GI; 4,1% CC; 2,7% CE; 2,0% NPCI; e, 91,2% CNC. Para o levantamento em livros de Bioquímica foram selecionados: Campbell - Bioquímica; Lehninger - Princípios de Bioquímica; Marzzoco e Torres Bioquímica Básica; Stryer - Bioquímica; e, Voet e Voet - Bioquímica. A maior parte dos conceitos encontrados nos livros foram conceitos corretos, contudo 77,5% dos conceitos encontrados destacavam aspectos negativos sobre radicais livres. Para o levantamento de conceitos alternativos em pós-graduandos e professores foi desenvolvido o Questionário de Radicais Livres (QRL), versões piloto e final, aplicadas, respectivamente, a 14 pós-graduandos matriculados na disciplina de pós-graduação Planejamento e Aplicação de Sequências Didáticas Envolvendo o Conteúdo Radicais Livres e 31 professores matriculados no curso de extensão Radicais Livres e suas Interfaces com a Vida, planejado com o auxílio dos pós-graduandos da disciplina. O QRL é um questionário de múltipla-escolha em etapas, composto por uma etapa de avaliação do conteúdo e outra sobre a percepção do participante sobre seu nível de certeza. Os pós-graduandos revelaram baixo domínio sobre o tema e baixo nível de certeza. Os professores, testados pré- e pós-intervenção, também apresentaram alta frequência de erros, bastante semelhante no pré- e no pós-teste, e baixo nível de certeza no pré-teste e aumento do nível de certeza no pós-teste. Acredita-se que estes resultados, tanto entre os pós-graduandos e como entre os professores, sejam reflexo da falta de contato acadêmico com o tema. Aos professores, também foram aplicados dois questionários complementares denominados Perfil Profissional e Conhecimentos Sobre Radicais Livres. Entre outras informações, os dados coletados a partir destes questionários, indicaram que os professores lecionam juntos para aproximadamente 12000 estudantes e que o curso de extensão contribuiu para aumentar seus conhecimentos sobre radicais livres. Estes dados oferecem suporte para a escolha do público-alvo e justificam a execução de cursos de extensão, tanto pelo o potencial de alcançar indiretamente um grande número de pessoas, como pela possibilidade de difusão do tema. Tanto o curso de extensão como a disciplina de pós-graduação foram muito bem avaliados pelos professores e pós-graduandos. Os altos percentuais de conceitos não científicos, principalmente conceitos alternativos, encontrados na mídia impressa, bem como os conceitos alternativos apresentados por pós-graduandos e professores, devem preocupar especialistas e cientistas, pois este tema é objeto de muitos anúncios publicitários que frequentemente incentivam o consumo de suplementos de antioxidantes. Em livros de Bioquímica, o aumento de conteúdo destacando o papel fisiológico dos radicais livres deve contribuir para desfazer o conceito disseminado de que radicais livres seriam prejudiciais à saúde.
Titre en anglais
Misconceptions regarding free radicals: sources, prevalence, and interventions
Mots-clés en anglais
Antioxidants
Free radicals
Misconceptions
Resumé en anglais
This work aimed to survey the misconceptions regarding free radicals published in printed media and in biochemistry textbooks; to examine the misconceptions regarding free radicals prevalent among graduate students and chemistry and biology high school teachers; and to design and implement instructional intervention to reduce the influence of these misconceptions. For surveying printed media, publications from Veja magazine, dating from 01/01/2000 to 07/31/2014, were selected. The published material was categorized as follows: Misconception (MC), Inductive Information (II), Inductive Concept (IC), and Inadequate Generalization (IG) - collectively called Non-Scientific Concepts (NSC) - and Right Concept (RC), Wrong Concept (WC), and not fit for the inclusion criteria (NFIC). A total of 294 text excerpts were obtained, comprising 55.4% MC, 21.1% II, 9.2% IC, 5.4% IG, 4.1% RC, 2.7% WC, 2.0% NFIC, and 91.2% NSC. In order to examine the content in biochemistry textbooks, the following were selected: Campbell - Biochemistry; Lehninger - Principles of Biochemistry; Marzzoco & Torres - Basic Biochemistry; Stryer - Biochemistry; and Voet & Voet - Biochemistry. Most of the excerpts selected from the biochemistry textbooks were right concepts. However, 77.5% of the concepts highlighted negative aspects of free radicals. To investigate misconceptions among graduate students and high school teachers, a Free Radicals Questionnaire (FRQ) was developed. Pilot and final versions were given to 14 students enrolled in the graduate course Planning and Application of Didactical Sequences Encompassing Free Radicals Content and to 31 high school teachers enrolled in the extension course Free Radicals and its Interfaces with Life, respectively. The extension course was planned with the assistance of graduate students enrolled in the graduate course. FRQ is a multiple choice tier test with tiers for content evaluation and the participants perception of their level of certainty. Graduate students exhibited low levels of subject expertise and certainty. Teachers were tested pre- and post-intervention, and exhibited a high frequency of mistakes, comparable to graduate students, with similar pre- and post-test outcomes. However, their certainty level increased post-test. It is believed that these results may have occurred due to an academic lack of contact with the subject of free radicals. Additionally, two complementary questionnaires were given to the teachers: Professional Profile and Free Radicals Knowledge. Data collected from these questionnaires indicated that teachers collectively taught approximately 12,000 students and that the extension course contributed to increasing the teachers knowledge on free radicals. These results support the choice of the target audience and justify the implementation of the extension courses, because these courses have the potential to indirectly reach a large audience and can be used for thematic dissemination of knowledge in the subject area. The extension and graduate courses were highly rated by the teachers and graduate students, respectively. The high percentage of non-scientific concepts, especially misconceptions, found in printed media, as well as the misconceptions regarding free radicals prevalent among graduate students and teachers must concern specialists and scientists, as this topic is the subject of many advertisements encouraging consumption of antioxidant supplements. In biochemistry textbooks, increasing the content highlighting the physiological role of free radicals would contribute considerably in dispelling the widespread notion that free radicals are harmful to health.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2017-02-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.