• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
Documento
Autor
Nombre completo
Ana Luiza Festa Ozores
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Valério, Barbara Corominas (Presidente)
Bonomi, Maria Cristina
Santos, Vinicio de Macedo
Título en portugués
Entendendo alguns erros do Ensino Fundamental II que os alunos mantêm ao final do Ensino Médio
Palabras clave en portugués
Análise de erro
Avaliação
Erro
Resumen en portugués
É natural considerar o erro como algo que deve ser evitado, um indicador de mau desempenho. Desde pequenas, as crianças são habituadas a buscar os acertos, de forma que, quando o raciocínio está errado, elas devem refazê-lo. Tal resultado é cobrado em casa pela família e na escola pelos educadores. Porém, o erro é o mais antigo elemento no processo de aprendizagem, e, além de ser um indicador de desempenho, o erro também mostra aquilo que o aluno sabe ou pensa ter compreendido. É possível notar que alguns alunos do Ensino Médio mantêm erros e dúvidas que deveriam ter sido sanados ao longo do Ensino Fundamental. Neste trabalho, será analisado o porquê de essas dúvidas ainda se apresentarem, pois a análise desses erros pode auxiliar tanto o aluno como o professor. O aluno, com uma devolutiva do que foi feito para tentar aprimorar o seu saber e o professor, levando-o a elaborar novas estratégias didáticas e planos de ensino que melhor se adaptem ao seu público alvo.
Título en inglés
Understanding some mistakes from Secondary School that students hold until the end of High School
Palabras clave en inglés
Error
Error analysis
Evaluation
Resumen en inglés
It is expected to consider the error as something that must be avoided, a non-satisfactory performance indicator. Since childhood, the human being is used to seek the right answers, so that, when the reasoning is wrong, he/she should remake it. Such outcome is charged at home by the family and at school by the teachers. However, the error is the oldest element in the learning process and, in addition to being a performance indicator, the error also shows something that the student knows or thinks he/she has understood. It is possible to notice that some high school students make some mistakes or has some doubts that were supposed to be clarified during the elementary school. In this paper, it will be analyzed the reason why these doubts are still present, because the analysis of these errors can help both students and teachers. The students, with a feedback of what has been done to try to improve their knowledge and the teacher, leading him to design new teaching strategies and lesson plans to best suit his/her target audience.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-04-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2018. Todos los derechos reservados.