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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2016.tde-27082016-153913
Documento
Autor
Nome completo
Mateus Coqueiro Daniel de Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Bonomi, Maria Cristina (Presidente)
Jahn, Ana Paula
Machado, Nilson Jose
Título em português
Análise das contribuições dos objetos educacionais digitais para a construção do conhecimento em matemática na educação básica
Palavras-chave em português
Contextualização
Ensino de matemática
Informática
Interdisciplinaridade
Livro didático de matemática
Objetos educacionais digitais
Registros de representação semiótica
Resumo em português
Este trabalho tem por objetivo analisar de que forma os Objetos Educacionais Digitais (OED) recursos recentemente integrados a algumas coleções de livros didáticos adquiridas pelo Ministério da Educação podem contribuir para a construção do conhecimento em Matemática. Para tanto, foi estabelecido um referencial teórico constituído por autores que conceberam teorias e desenvolveram pesquisas visando a construção do conhecimento em Matemática. Esses autores se entrelaçam, se relacionam e se complementam. Com base em tal referencial, foram estabelecidos os critérios para a análise. O primeiro diz respeito à relação aluno OED tarefa, e está relacionado ao modo como o OED contribui para que as capacidades cognitivas dos alunos sejam mobilizadas e eles construam o conhecimento. O segundo, baseado na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, está associado ao modo como os OED trabalham as diferentes representações de um mesmo objeto matemático. Por fim, o terceiro critério foca em como o contexto utilizado no OED possibilita ao aluno estabelecer relações entre diferentes conceitos da Matemática ou mesmo de outras áreas do conhecimento. Os resultados mostraram, dentre outras coisas, que os OED lidam com dois ou mais registros de representação diferentes, porém sem levar os alunos a coordená-los e que, na maioria deles, estão presentes situações que permitem aos alunos atribuir significados aos conteúdos matemáticos.
Título em inglês
Analysis of the contributions of the digital educational objects for the construction of knowledge in mathematics in basic education.
Palavras-chave em inglês
Computer science
Context
Digital educational objects
Interdisciplinarity.
Mathematics teaching
Representation registers semiotics
Textbook of mathematics
Resumo em inglês
This study aims to examine how the Digital Educational Objects (OED) newly integrated features to some collections of textbooks acquired by the Ministry of Education can contribute to the construction of knowledge in mathematics. Therefore, it was established a theoretical framework consisted of authors who conceived theories and research developed to aim the construction of knowledge in mathematics. These authors intertwine, are closely relate and complement each other. Based on this framework, the criteria for analysis were established. The first, concerns the relationship student - OED - task, and is related to how the OED contributes to the cognitive abilities of students are mobilized and they build knowledge. The second, based on the Theory of Semiotics Representation Registers, is associated with how the OED work the different representations of the same mathematical object. Finally, the third criteria, focuses on how the context used in the OED enables students to establish relationships between different concepts of mathematics or even other areas of knowledge. The results showed, among other things, that the OED deal with two or more registers of different representations, but without having students to coordinate them, and in most of them, there are situations that allow students to assign meanings to the mathematical contents.
 
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Data de Publicação
2016-09-20
 
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