• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2019.tde-25042019-204602
Document
Auteur
Nom complet
Elaine Regina Marquezin Marinho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Milies, Francisco Cesar Polcino (Président)
Ferraz, Raul Antonio
Giuliani, Maria de Lourdes Merlini
Titre en portugais
A história da matemática como motivação para aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo
Mots-clés en portugais
História da matemática
Investigação matemática
Resolução de problemas
Resumé en portugais
Este trabalho tem por objetivo oferecer uma alternativa para um aprendizado mais significativo, especialmente na introdução à trigonometria. Queremos mostrar aos estudantes que a Matemática é uma ciência em movimento e que vem sendo construída há milênios conforme a necessidade e curiosidade humana. Para alcançar tal objetivo estamos sugerindo uma atividade baseada na metodologia de resolução de problemas e investigação matemática. Acreditamos que apresentando problemas da antiguidade que foram importantes motivadores do desenvolvimento deste ramo da matemática, podemos ao mesmo tempo despertar interesse e atribuir significado à construção dos conceitos a partir do contexto histórico. Para fechar a sequência de atividades, estamos propondo um experimento em que os estudantes tenham que aplicar os conhecimentos adquiridos. Desta forma esperamos mostrar que essas ferramentas podem ser poderosas aliadas no processo de ensino e aprendizagem mostrando ao estudante que ele também pode fazer parte desta história e ajudar a continuar construindo a Matemática.
Titre en anglais
The history of mathematics as a motivation to the learning of trigonometric identities in the right triangle
Mots-clés en anglais
History of mathematics
Mathematics investigation
Problem solving
Trigonometry
Resumé en anglais
The aim of this study is to provide an alternative for a more meaningful learning, specially in regard to introduction to trigonometry. We intend to show students that mathematics is a live science, one that is being built over the centuries, according to humans curiosity and needs. In order to achieve such goal, we suggest an activity based on problem solving and mathematics investigation theory. We believe that by introducing ancient problems which were key motivators to the development of this field of mathematics, we may increase students interest as well as help convey meaning to the building of concepts through the historical context. As a wrap up activity, we propose an experiment in which the students have to put their knowledge to practice. By doing so, we hope to demonstrate that these tools can be powerful allies in the learning process, showing students that they can be part of this history and help continue building mathematics.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2019-04-30
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.