• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2019.tde-25042019-183701
Documento
Autor
Nombre completo
Nilo Gonçalves Barbedo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Luciano, Odilon Otavio (Presidente)
Lins, Abigail Fregni
Pereira, Antonio Luiz
Título en portugués
Resolução de problemas matemáticos no fim da escolarização básica: estudo de alguns casos
Palabras clave en portugués
Heurística
problemas matemáticos
resolução de problemas matemáticos
Resumen en portugués
Este trabalho trata do comportamento de jovens estudantes de uma escola da rede estadual paulista no que concerne as estratégias e heurísticas observáveis que praticam diante de determinados problemas lógico-matemáticos. Identifica algumas das heurísticas e estratégias clássicas que os educandos praticam e não praticam. A investigação se dá por meio de apresentação de problemas contextualizados que prescindem de conhecimentos matemáticos elaborados, a estudantes do último ano do ensino médio e análise dos processos de resolução deflagrados pelos estudantes na tentativa de resolver os problemas. Também é apresentado subsídio teórico e problemas adequados à reprodução parcial dessa investigação que podem interessar ao professor de matemática da educação básica ou ao pesquisador em resolução de problemas. Por fim, são problematizadas as informações observadas sobre o comportamento intelectual dos educandos no sentido de estabelecer hipóteses sobre as conquistas ou não dos educandos quanto à competência em resolução de problemas.
Título en inglés
Solving mathematical problems at the end of basic schooling: study of some cases
Palabras clave en inglés
Heuristics
School culture
Solve problems
Resumen en inglés
Este trabalho trata do comportamento de jovens estudantes de uma escola da rede estadual paulista no que concerne as estratégias e heurísticas observáveis que praticam diante de determinados problemas lógico-matemáticos. Identifica algumas das heurísticas e estratégias clássicas que os educandos praticam e não praticam. A investigação se dá por meio de apresentação de problemas contextualizados que prescindem de conhecimentos matemáticos elaborados, a estudantes do último ano do ensino médio e análise dos processos de resolução deflagrados pelos estudantes na tentativa de resolver os problemas. Também é apresentado subsídio teórico e problemas adequados à reprodução parcial dessa investigação que podem interessar ao professor de matemática da educação básica ou ao pesquisador em resolução de problemas. Por fim, são problematizadas as informações observadas sobre o comportamento intelectual dos educandos no sentido de estabelecer hipóteses sobre as conquistas ou não dos educandos quanto à competência em resolução de problemas.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
dissertacao.pdf (6.28 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-04-30
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.