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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2019.tde-22072019-141345
Documento
Autor
Nome completo
Joyce Paula da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Candido, Claudia Cueva (Presidente)
Bonomi, Maria Cristina
Santos, Vinicio de Macedo
Título em português
Formação contínua do professor de Matemática: reconhecimento de indícios de prática reflexiva em um estudo de caso de processo de formação realizado por meio de projetos
Palavras-chave em português
Formação contínua
Professor reflexivo
Projetos de ensino em Matemática
Resumo em português
Neste trabalho estudamos uma proposta de formação contínua para professores de Matemática da Educação Básica, inserida no OBEDUC - Ensino de Matemática na Escola Elementar, desenvolvido no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, no biênio 2013/2014. A partir de dados coletados durante a participação de um grupo formado por quatro professoras nas atividades propostas no período, analisamos em que medida tal processo de formação contínua favoreceu, nos sujeitos de pesquisa, o desenvolvimento de um perfil profissional reflexivo. Tomamos por base a Teoria de Desenvolvimento do Profissional Reflexivo, apresentada por Donald A. Schön, que argumenta que o profissional reflexivo é aquele que proporciona meios que favoreçam a aprendizagem de seus alunos e defende ainda uma formação prática como meio de desenvolvimento das habilidades profissionais necessárias para o exercício da profissão. Por meio da reflexão na prática e sobre a prática, o professor poderá desenvolver autonomia no sentido de ampliar seu repertório para o trabalho com os alunos e de tornar-se apto a promover, em diversas situações próprias do ambiente escolar, o aprendizado em sala de aula. Sob tal ponto de vista, investigamos e analisamos a participação das professoras em dois momentos: no trabalho como supervisoras de estágios de estudantes do curso de Licenciatura do IME-USP e na elaboração e aplicação de projetos autorais produzidos com apoio de participantes do OBEDUC.
Título em inglês
Continuing education for Mathematics teacher: identification of reflective practice evidence in a case study scenario of formation process realized by through projects
Palavras-chave em inglês
Continuing education
Mathematics teaching project
Teacher reflective
Resumo em inglês
In this work we studied a continuous formation proposal for mathematics teachers of Basic Education, inserted in OBEDUC - Mathematics Teaching in Elementary School, developed at the Institute of Mathematics and Statistics, University of São Paulo, in the biennium 2013/2014. From collected data during the participation of a group of four teachers in the proposed activities in the period, we analyzed to what extent such training process favored in research subjects the development of a reflective practitioner profile. We based this paper on the Reflective Practitioner Development Theory, by Donald A. Schön, who argues that the reflective practitioner is one that provides a means to encourage the learning of their students and also advocates practical training as a technique for development of professional skills necessary for the profession. By means of reflection on practice and the practice, the teacher can develop autonomy in order to expand their repertoire to work with students and make himself fit to promote in various individual situations of the school environment, the learning in classroom. From the point of view, we investigated and analyzed the participation of teachers in two moments: at work as intemship supervisors of the students of the IME-USP Graduation course, and the development and implementation of authorial projects produced with the support of OBEDUC participants.
 
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Data de Publicação
2019-09-02
 
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