• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2019.tde-11092019-105818
Documento
Autor
Nombre completo
Paola Burgatt Meneghesso
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Valério, Barbara Corominas (Presidente)
Candido, Claudia Cueva
Traldi Junior, Armando
Título en portugués
Concepções dos alunos de licenciatura em Matemática sobre o uso de atividades de investigação em suas aulas
Palabras clave en portugués
Formação
Investigação
Matemática
Problemas
Resumen en portugués
Este trabalho analisa as concepções de alunos em formação, cursando Licenciatura em Matemática na Universidade de São Paulo, acerca do uso das atividades de investigação na sua prática profissional futura. O foco de nossa pesquisa pode ser representado pela questão: é possível estabelecer uma relação entre a formação e a disponibilidade do professor para a adoção de novas práticas, em especial, o uso de atividades de investigação, nas aulas de Matemática? O referencial teórico apoia-se principalmente no trabalho de Ponte, Brocardo e Oliveira (2003), no que se refere às atividades de investigação; em Fiorentini, Grando e Miskulin (2009), por seu trabalho com a formação de professores relacionada à pratica investigativa e em Onuchic (1999), por sua contribuição para análise do ensino-aprendizagem a partir da resolução de problemas, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), principal documento que norteia o ensino de Matemática no Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa, classificada como mista, foram aplicados três questionários, cuja análise permitiu observar as concepções dos alunos de Licenciatura a respeito das condições de trabalho, de sua própria formação, de seu grau de confiança, vontade e disponibilidade para incluir as atividades de investigação em seus planejamentos, como professores de Matemática.
Título en inglés
Graduation students conceptions about the use of investigation activities in Mathematics classes
Palabras clave en inglés
Education
Investigation
Mathematics
Problem
Resumen en inglés
This essay targets at analyzing the graduation students conceptions, taking Mathematics Education at the University of São Paulo, about the use of investigative activities in their upcoming professional practices. The aim of our research can be represented by the inquiry: is it possible to establish any relations between the teachers education and their willingness for the adoption of new practices, especially, the use of investigation activities, in Mathematics classes? Reference is mainly supported by the work of Ponte, Bocardo and Oliveira (2003), for their work with teacher Education related to investigative practices, and by Onuchic (1999), for her contribution for the analysis of teaching and learning from problem-solving, besides The Brazilian National Curricular Parameters (1998), most important document to guide the Mathematics teaching practices in Brazil. For the survey development, considered as hybrid, three questionnaires were use, which analysis allowed us to observe Graduation students conceptions about work conditions, about their own education process, about their confidence level, and willingness to include investigation activities in their class plans, as Mathematics teachers.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-09-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.