• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2019.tde-11092019-093850
Documento
Autor
Nome completo
Liliane Soares de Siqueira Feola
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Milies, Francisco Cesar Polcino (Presidente)
Ferraz, Raul Antonio
Pietropaolo, Ruy César
Título em português
Tópicos elementares de teoria de códigos como motivação para o ensino da divisibilidade
Palavras-chave em português
Código de barras
Código de identificação
Divisibilidade
Resumo em português
Este trabalho tem como objetivo oferecer ao professor de matemática subsídios que permitam desenvolver atividades pedagógicas relacionadas aos conceitos básicos de divisibilidade de números inteiros. Para tanto, optou-se por desenvolvê-las de modo a possibilitar ao aluno a compreensão das ideias matemáticas envolvidas na detecção de erros de digitação em códigos numéricos utilizados nos códigos de barras e também no RG, CPF e ISBN. Vale ressaltar que tais atividades foram inspiradas nas metodologias de Resolução de Problemas e Atividades Investigativas embora, em alguns momentos, fizeram-se necessárias determinadas adaptações de acordo com o conteúdo. Assim, munidos desses elementos, os professores poderão dar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades e competências da teoria elementar de números, aprimorar seus conhecimentos relacionados a situações do cotidiano e explicitar relações entre matemática e tecnologia. Este trabalho busca, também, despertar o interesse do aluno, que fica motivado ao perceber a aplicabilidade, no cotidiano, dos conceitos matemáticos aqui tratados.
Título em inglês
Elementary topics of coding theory as a motivation for teaching divisibility
Palavras-chave em inglês
Bar code
Divisibility
Identification code
Resumo em inglês
The main objective of the work is to develop educational activities related to the basic concepts of divisibility of integral numbers, providing tools to math school teachers. The way those concepts were presented, creates the proper environment for the student to understand the mathematic logic behind the detection of typing errors in numerical codes, like for example: barcodes, RG, CPF and ISBN. It is noteworthy that the methodology used was inspired by problem solving and investigative activities although, adjustments were made in order to comply with the content. Thus, it is expected that teachers will be able to provide opportunities to their students to develop skills and competences on the domain of elementary number theory, improve their knowledge on daily situations and explain the relationship between mathematics and technology. This work also seeks to arouse the interest of the students, who get motivated when they realize the applicability in daily life of the mathematical concepts covered here.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-09-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.