• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2019.tde-09082019-152155
Documento
Autor
Nombre completo
Ramon Dantas da Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Cerri, Cristina (Presidente)
Fagundes, Pedro Luiz
Kassama, Paola Andrea Gaviria
Título en portugués
Análise de questões do novo ENEM relativas à proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo
Palabras clave en portugués
Análise de Conteúdo
ENEM
Matemática
Proporcionalidade
Resumen en portugués
Essa dissertação é o resultado da análise de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), atualmente o mais importante exame de seleção do ensino superior no país. O objetivo desta dissertação é fazer um tratamento quantitativo e qualitativo das questões de provas do ENEM relacionadas ao conceito de proporcionalidade. As questões das provas de 2009 a 2018 foram analisadas e estruturadas em unidades, subunidades e categorias com base na metodologia Análise de Conteúdo de Laurance Bardin. A escolha do tema proporcionalidade se justifica por ser considerado uma das ideias fundamentais da Matemática e presente em situações do cotidiano e em aplicações em outras áreas. Documentos curriculares brasileiros, tais quais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículo do Estado de São Paulo, destacam a importância de se tratar o conceito no ensino básico. O tema está também presente na Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Além disso, a escolha foi motivada também pelos indícios de ser um conceito bastante presente nas provas. Esperamos, com os resultados apresentados nessa dissertação, contribuir para pesquisas na área.
Título en inglés
Analysis of questions of the new ENEM concerning proportionality using the methodology Content Analysis
Palabras clave en inglés
Content Analysis
ENEM
Mathematics
Proportionality
Resumen en inglés
This dissertation is the result of the analysis of questions of the National High School Examination (Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM), currently the most important selection exam for higher education in the country. The objective of this dissertation is to make a quantitative and qualitative treatment of ENEM questions related to the concept of proportionality. Test questions from 2009 to 2018 were analyzed and structured in units, sub-units and categories based on the Content Analysis methodology of Laurance Bardin. The choice of subject proportionality is justified by being considered one of the fundamental ideas of Mathematics and present in everyday situations and in applications in other areas. Brazilian curricular documents, such as National Curricular Parameters (Parâmetro Curricular Nacional - PCN), National Curricular Common Base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC), Curriculum of the São Paulo state, highlight the importance of addressing the concept in basic education. The theme is also present in the Reference Matrix of Mathematics and its Tecnologies of ENEM. In addition, the choice was also motivated by the evidence of being a fairly present concept in the tests. With the results presented in this dissertation we hope to contribute for research in the area.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
dissertacao.pdf (3.78 Mbytes)
Fecha de Publicación
2019-08-15
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.