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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2018.tde-08052018-155035
Documento
Autor
Nome completo
Valter Magalhães Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Druck, Iole de Freitas (Presidente)
Jahn, Ana Paula
Nasser, Lilian
Título em português
Argumentações matemáticas sob uma perspectiva crítica: análise de práticas didáticas no ensino fundamental
Palavras-chave em português
Argumentação
Cenários para investigações
Senso crítico
Validações matemáticas
Resumo em português
Os documentos oficiais brasileiros enfatizam que a finalidade maior da Educação Básica é a formação integral do educando, com ênfase em: pleno desenvolvimento da pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Nesta dissertação, discutimos o significado da formação integral do educando do ponto de vista da literatura existente e dos documentos normativos oficiais da Educação Básica brasileira. Buscamos entender e identificar metodologias sobre como o ensino de Matemática pode contribuir para a formação do educando. Entendemos que o senso crítico é uma modalidade de pensamento a ser desenvolvida na escola por contribuir para a consecução daquelas finalidades. Nesse sentido, defendemos que atividades com argumentações precisam ser trabalhadas em sala de aula de Matemática, não apenas as que objetivam validar resultados puramente matemáticos, como também as que, utilizando ferramental matemático, validam afirmações em contextos extrínsecos a esta ciência. Por meio delas é que se manifesta o pensamento crítico. Com o objetivo de favorecer o desenvolvimento dessa modalidade de pensamento em sala de aula de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, desenvolvemos atividades didáticas envolvendo argumentações em e com Matemática. Para tanto, apoiamo-nos principalmente nas contribuições de Nicolas Balacheff, sobre processos de prova e situações de validação, e de Ole Skovsmose e seus trabalhos sobre Educação Matemática Crítica, particularmente sua defesa da importância da proposição de cenários para investigação no trabalho escolar.
Título em inglês
Mathematical arguments from a critical perspective: an analysis of didactic practices in Elementary School
Palavras-chave em inglês
Arguments
Critical sense
Landscapes of investigations
Mathematical validations
Resumo em inglês
The official Brazilian documents emphasize that the main purpose of Basic Education is the integral formation of the student, with emphasis on: full development of the person, preparation for the exercise of citizenship and qualification for work. In this dissertation, we discuss the meaning of the Integral Formation of the student from the point of view of the existing literature and of the official normative documents on Brazilian Basic Education. We seek to understand and identify how mathematical teaching methodologies may contribute to the education of the student. We understand that critical sense, as a thinking modality, should be developed in school to contribute to the accomplishment of those aims. We argue that activities with arguments need to be worked out in the Mathematics classroom. Not only those that validate purely mathematical results but also the ones that, using mathematical tools, validate statements extrinsic to this science. Critical thinking manifests through them. To favorize development of this kind of thinking in scholars of 6th and 7th grade, we applied didactic experiments involving arguments in and with Mathematics, based on contributions of Nicolas Balacheff and Ole Skovsmose. With respect to the first author, mainly on proof processes and validation situations and to the second, on his Critical Mathematical Education, specially about the importance of landscapes of investigations.
 
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Valter.pdf (2.18 Mbytes)
Data de Publicação
2018-11-23
 
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