• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2012.tde-31072012-181230
Documento
Autor
Nome completo
Mauricio Finavaro Aniche
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Gerosa, Marco Aurélio (Presidente)
Prikladnicki, Rafael
Silveira, Ismar Frango
Título em português
Como a prática de TDD influencia o projeto de classes em sistemas orientados a objetos
Palavras-chave em português
Desenvolvimento Guiado por Testes
Projeto de Classes
Qualidade Interna de Codigo.
Sistemas Orientados a Objetos
Resumo em português
Desenvolvimento Guiado por Testes (TDD) e uma das praticas sugeridas na Programacao Extrema. A mecanica da pratica e simples: o programador escreve o teste antes de escrever o codigo. E, portanto, possivel inferir que a pratica de TDD e uma pratica de testes de software. Entretanto, muitos autores de livros conhecidos pela industria e academia afirmam que os efeitos da pratica vao alem. Segundo eles, TDD ajuda o desenvolvedor durante o processo de criacao do projeto classes, fazendo-os criar classes menos acopladas e mais coesas. Entretanto, grande parte dos trabalhos da literatura sao voltados a descobrir se a pratica faz diferenca na qualidade do codigo gerado, mas poucos sao os autores que discutem como a pratica realmente auxilia. Mesmo os proprios praticantes nao entendem ou conseguem expressar bem como a pratica os guia. Este trabalho tem por objetivo compreender melhor os efeitos de TDD e como sua pratica influencia o desenvolvedor durante o processo de projeto de sistemas orientados a objetos. Para entende-las, neste trabalho optamos por um estudo exploratorio essencialmente qualitativo, no qual participantes foram convidados a resolver exercicios pre-preparados utilizando TDD e, a partir dos dados colhidos nessa primeira parte, nos levantamos detalhes sobre como a pratica influenciou as decisoes de projeto de classes dos participantes por meio de entrevistas. Ao final, observamos que a pratica de TDD pode guiar o desenvolvedor durante o processo de criacao do projeto de classes por meio de constantes feedbacks sobre a qualidade do projeto. Esses feedbacks alertam desenvolvedores sobre possiveis problemas, como alto acoplamento ou baixa coesao. Os desenvolvedores, por sua vez, devem interpretar e melhorar o projeto de classes. Este trabalho catalogou e nomeou os padroes de feedback percebidos pelos participantes.
Título em inglês
How the practice of TDD influences the class design on object-oriented systems
Palavras-chave em inglês
Class Design
Internal Code Quality.
Object-Oriented Systems
Test-Driven Development
Resumo em inglês
Test-Driven Development (TDD) is one of the suggested practices in Extreme Programming (XP). The mechanical is simple: the developer writes a test before writing the implementation. Thus, TDD is often seen as a software testing technique. However, many famous book authors suggest that TDD can help developers during the class design creation process, enabling developers to create less coupled highly cohesive classes. Most of the academic studies are interested on finding the difference between a TDDd and a non-TDDd code. Only a few of them discuss how the practice really supports class design. Even practitioners do not understand how the practice guides them. This work aims to understand better the effects of TDD and how the practice influences the practitioner during the class design process in object-oriented systems. To better understand them, we did a essencially qualitative explorative study, in which participants were invited to solve a set of pre-prepared exercises using TDD and, based on the gathered data, we retrieved details of how the practice influenced the developers class design decisions through interviews. At the end, we observed that the practice of TDD can guide developers during the class design creation process through constant feedback about its quality. These feedbacks alert developers about possible problems, such as high coupling or low cohesion. Developers then should interpret and improve the class design accordingly. This study also catalogues the TDD feedback patterns perceived by the participants.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
dissertacao.pdf (924.13 Kbytes)
Data de Publicação
2012-08-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.