• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.45.2013.tde-27082013-090242
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Roberto Miranda Meirelles
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Kon, Fabio (Presidente)
Chaim, Marcos Lordello
Guerra, Eduardo Martins
Lejbman, Alfredo Goldman Vel
Maldonado, José Carlos
Título em português
Monitoramento de métricas de código-fonte em projetos de software livre
Palavras-chave em português
engenharia de software experimental
métricas de código-fonte
software livre
Resumo em português
Nesta tese de doutorado, apresentamos uma abordagem para a observação das métricas de código-fonte, estudando-as através de suas distribuições e associações, além de discutir as relações de causalidade e implicações práticas-gerenciais para monitoramento das mesmas. Em nossos estudos avaliamos a distribuição e correlações dos valores das métricas de 38 projetos de software livre, dentre os com mais contribuidores ativos em seus repositórios. Para tal, coletamos e analisamos os valores para cada métrica em mais de 344.872 classes e módulos dos projetos avaliados. Complementarmente, para mostrarmos a utilidade do monitoramento de métricas, descrevemos uma extensão e adaptação do modelo de causalidade do conceito de atratividade de projetos de software livre, que indica uma relação estatística entre os valores das métricas de código-fonte e a quantidade de downloads, contribuidores e atualizações (commits) nos repositórios dos projetos. Para isso, realizamos estudos empíricos com milhares de projetos de software livre. Do ponto de vista prático, também contribuímos com um conjunto de ferramentas inovador para a automação da avaliação de projetos de software livre, com ênfase nos estudos e na seleção de métricas, o que permite a análise de código-fonte de acordo com a percepção de qualidade das comunidades de software livre. Entre as principais contribuições desta tese está uma análise detalhada, em relação ao comportamento, valores e estudos de caso, de 15 métricas de código-fonte, o que representa um avanço em comparação a literatura relacionada ao ampliar o número de métricas avaliadas e propor uma abordagem que visa diminuir as contradições das análises das métricas.
Título em inglês
Source code metrics tracking on free and open source projects
Palavras-chave em inglês
experimental software engineering.
free and open source software
source code metrics
Resumo em inglês
In this Ph.D dissertation we present an approach about source code metrics tracking. We have researched source code metrics distributions and associations to discuss their causality and management-practices implications. Our studies have assessed distributions and correlations of source code metric values on 38 free software projects, which have a lot of activated contributors in their repositories. We have collected and analyzed metrics from 344,872 classes and modules of about 38 free software projects. Additionally, to show how it is useful to track source code metrics, we have extended the model of free software attractiveness to include source code metrics. Our technical attractiveness model indicates a statistical relationship between source code metrics and number of downloads, contributors, and commits in the analyzed free software repositories. For that, we have conducted empirical studies with 8,450 free software projects. From a practical point of view, we have contributed with a set of innovative tools for automated evaluation of free software projects. Our tool allow the analyses of source code metrics that mirror quality perceptions from the free software communities point of view.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-08-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.