• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2019.tde-17032019-222659
Documento
Autor
Nombre completo
Lucas Albuquerque Medeiros de Moura
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2018
Director
Tribunal
Finger, Marcelo (Presidente)
Carvalho, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de
Falcão, Alexandre Xavier
Título en inglés
Deep active learning using Monte Carlo Dropout
Palabras clave en inglés
Active learning
Deep learning
Sentiment analysis
Resumen en inglés
Deep Learning models rely on a huge amount of labeled data to be created. However, there are a number of areas where labeling data is a costly process, making Deep Learning approaches unfeasible. One way to handle that situation is by using the Active Learning technique. Initially, it creates a model with the available labeled data. After that, it incrementally chooses new unlabeled data that will potentially increase the model accuracy, if added to the training data. To select which data will be labeled next, this technique requires a measurement of uncertainty from the model prediction, which is usually not computed for Deep Learning methods. A new approach has been proposed to measure uncertainty in those models, called Monte Carlo Dropout . This technique allowed Active Learning to be used together with Deep Learning for image classification. This research will evaluate if modeling uncertainty on Deep Learning models with Monte Carlo Dropout will make the use of Active Learning feasible for the task of sentiment analysis, an area with huge amount of data, but few of them labeled.
Título en portugués
Aprendizado ativo profundo usando Monte Carlo Dropout
Palabras clave en portugués
Análise de sentimento
Aprendizado ativo
Aprendizado profundo
Resumen en portugués
Modelos de Aprendizado Profundo necessitam de uma vasta quantidade de dados anotados para serem criados. Entretanto, existem muitas áreas onde obter dados anotados é uma tarefa custosa. Neste cenário, o uso de Aprendizado Profundo se torna bastante difícil. Uma maneira de lidar com essa situação é usando a técnica de Aprendizado Ativo. Inicialmente, essa técnica cria um modelo com os dados anotados disponíveis. Depois disso, ela incrementalmente escolhe dados não anotados que irão, potencialmente, melhorar à acurácia do modelo, se adicionados aos dados de treinamento. Para selecionar quais dados serão anotados, essa técnica necessita de uma medida de incerteza sobre as predições geradas pelo modelo. Entretanto, tal medida não é usualmente realizada em modelos de Aprendizado Profundo. Uma nova técnica foi proposta para lidar com a problemática de medir a incerteza desses modelos, chamada de Monte Carlo Dropout . Essa técnica permitiu o uso de Aprendizado Ativo junto com Aprendizado Profundo para tarefa de classificação de imagens. Essa pesquisa visa averiguar se ao modelarmos a incerteza em modelos de Aprendizado Profundo com a técnica de Monte Carlo Dropout , será possível usar a técnica de Aprendizado Ativo para tarefa de análise de sentimento, uma área com uma vasta quantidade de dados, mas poucos deles anotados.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-09-25
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.