• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Marino Hilario Catarino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Ferreira, João Eduardo (Presidente)
Oikawa, Márcio Katsumi
Silva, Flavio Soares Correa da
Título em português
Integrando banco de dados relacional e orientado a grafos para otimizar consultas com alto grau de indireção
Palavras-chave em português
Banco de dados orientado a grafos
Integração
Internacionalização
NoSQL
Redes de colaboração
Resumo em português
Um indicador importante na área acadêmica está relacionado ao grau de impacto de uma publicação, o que pode auxiliar na avaliação da qualidade e do grau de internacionalização de uma instituição. Para melhor delimitar esse indicador torna-se necessária a realização de uma análise das redes de colaboração dos autores envolvidos. Considerando que o modelo de dados relacional é o modelo predominante dos bancos de dados atuais, observa-se que a análise das redes de colaboração é prejudicada pelo fato desse modelo não atender, com o mesmo desempenho, a todos os tipos de consultas realizadas. Uma alternativa para executar as consultas que perdem desempenho no modelo de banco de dados relacional é a utilização do modelo de banco de dados orientado a grafos. Porém, não é claro quais parâmetros podem ser utilizados para definir quando utilizar cada um dos modelos de bancos de dados. Assim, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise de consultas que, a partir da sintaxe da consulta e do ambiente de execução, possa apontar o modelo de dados mais adequado para execução da referida consulta. Com essa análise, é possível delimitar em que cenários uma integração entre o modelo relacional e o orientado a grafos é mais adequada.
Título em inglês
Integrating relational and graph-oriented database to optimize queries with high degree of indirection
Palavras-chave em inglês
Collaboration networks
Graph database
Integration
Internationalization
NoSQL
Resumo em inglês
An important indicator in the academic area is related to the degree of impact of a publication that can help in evaluating the quality and degree of internationalization in academic institutions. One approach to better understand the aforementioned indicator is analyzing the collaboration network formed by each researcher. In order to analyze this network, several alternatives use the well known relational data model which is predominant in most databases used today. Even though this model is widely used, it has a performance drawback when some types of queries are performed. For overcoming this drawback, certain alternatives are using a graph-oriented database model which is similar to a collaboration network model. However, it is unclear what parameters can be used to define when to use a relational or graph-oriented model. In this work, we propose an analysis of queries that, from the syntax of a query and the execution environment, can point to the most suitable data model for the execution given a specific query. With this query analysis, it is possible to delimit in which scenarios an integration between the relational and the graph-oriented models is more appropriate.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2018-02-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.