• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.45.2011.tde-11042011-095825
Documento
Autor
Nombre completo
Patricia Alves Rodrigues
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2011
Director
Tribunal
Brandao, Leonidas de Oliveira (Presidente)
Gerosa, Marco Aurélio
Silveira, Ismar Frango
Título en portugués
iTarefa: componente Moodle para incorporar Módulos deAprendizagem Interativa em cursos Web
Palabras clave en portugués
Avaliação automática
Educação a Distância
Interatividade
iTarefa
Moodle
Retroação imediata.
Resumen en portugués
O computador tem sido empregado na educação praticamente desde seu surgimento e a literatura tem apontado como vantagens de sua incorporação no processo de ensino-aprendizagem, seu potencial de promoção de interatividade e de resposta rápida (retroação). Mais recentemente, com a grande popularização da Web, o uso de Sistemas Gerenciadores de Cursos (SGC) passou a ser ferramenta necessária para personalizar o aprendizado do aluno e para sintetizar informações ao professor. Além disso os SGC viabilizaram o surgimento de uma grande quantidade de cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD). Dentre os SGC um que merece destaque é o Moodle, em função de ser um sistema livre e por adotar uma arquitetura modular que permite a incorporação de novas ferramentas. Entretanto, nota-se atualmente uma carência no Moodle de ferramentas que proporcionem aprendizado interativo e que eventualmente permita retroação imediata. Deste modo, a proposta deste trabalho é o enriquecimento do Moodle, apresentando um novo pacote, o iTarefa, que possibilita o gerenciamento de atividades interativas. O iTarefa possibilita a incorporação de qualquer applet Java, desde que este esteja na forma de um Módulo de Aprendizagem Interativa (iMA). Neste trabalho serão apresentados, além do pacote iTarefa, os resultados de seu uso em disciplina de graduação e alguns minicursos para professores e alunos do ensino fundamental e médio.
Título en inglés
iAssign: Moodle component for incorporate Interactive Learning Module at courses WEB
Palabras clave en inglés
Automatic evaluation
Distance Learning
Feedback
iAssign
Interactivity
Moodle
Resumen en inglés
The digital computer has been used in education almost since its beginning and the literature has pointed out several advantages of its use in the teaching-learning process, mainly related to its potential to promote interactivity and quick feedback. More recently, with the popularization of the Web, the use of Learning Management Systems (LMS) has become a fundamental tool to customize student learning and to synthesize information for the teacher. In addition, the LMS made possible the emergence of a large number of courses under the model of Distance Learning (or e-learning). Despite the several options of LMS, one that is worthwhile is the Moodle system. Two of its most valuable characteristics is that it is free software and its modular architecture allows the incorporation of new tools. However, there is currently a lack of tools in Moodle to promote interactive learning and eventually allow feedback. Thus, the purpose of this work is to enrich interactivity in Moodle presenting a new package, the iAssign, which enables the management of interactive activities. The iAssign allows the incorporation of any Java applet, since it is in a form of an Interactive Learning Module (iLM). This work, besides to present the iAssign package, it also presents the results of its use in undergraduate course and some short-courses for teachers and students of elementary and high school.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
iAssignMoodle.pdf (12.69 Mbytes)
Fecha de Publicación
2011-05-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.