• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2019.tde-07102019-104621
Documento
Autor
Nombre completo
Maria José Guimarães de Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Brandao, Leonidas de Oliveira (Presidente)
Silva, Flavio Soares Correa da
Tori, Romero
Título en portugués
MOOC de geometria: discussões e proposta de um modelo para a educação básica
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Educação a distância
Ensino
Geometria interativa
Interatividade
MOOC
Resumen en portugués
O MOOC surge em 2008 como um novo modelo de curso na modalidade EAD que, em certo sentido, retoma o antigo modelo dos cursos por correspondência, nos quais existia pouca ou nenhuma interação entre aprendiz e professor. São cursos online com grande quantidade de alunos, por isso denominados MOOC, do inglês, Massive Open Online Course. Esses cursos estão apoiados exclusivamente em tecnologias da Web e na maioria das vezes não exigem pré-requisitos e não fornecem certificados. Outro fator comum a esses cursos é o alto número de desistências, por volta de 95%. A maior parte dos cursos do tipo MOOC disponíveis hoje, apresentam um formato tradicional, no qual o aprendiz fica em condição quase passiva, já que as interações praticamente ficam restritas à controle de visualização de vídeos, com comandos do tipo para, voltar ou continuar. Nesse contexto, o desafio deste trabalho é melhorar o entendimento sobre os modelos de MOOC, examinando as causas de desistência relativas ao conteúdo e formato de apresentação para essa modalidade de EAD, além de propor um curso de Geometria, nessa modalidade, para o ensino básico, empregando ferramentas interativas, como o iGeom, software de Geometria Interativa (GI), e outras mídias, como áudios e vídeos. Nesse curso busca-se uma abordagem motivadora, comparando-o a um curso de controle. Esse modelo foi testado com um público formado por adultos e adolescentes, sendo 37,9% composto de adolescentes provenientes de escolas públicas, apresentando bons resultados. Na análise dos dados obtidos, encontrou-se indícios de que, comparado com o curso de controle, um maior número de alunos permaneceu no curso por mais tempo, possivelmente, pela realização de atividades interativas.
Título en inglés
Geometry MOOC: discussions and proposal of a model to the elementary school
Palabras clave en inglés
Distance learning
Interactive geometry
Interactivity
Learning
MOOC
Teaching
Resumen en inglés
The MOOC emerged in 2008 as a course model in the distance learning area which, in certain way, resumes the old model of courses based on exchanging letters, in which there is the absence of interaction between learner and teacher. They are online courses with a great number of studentes enrolled, and for this reason are called MOOC (Massive Open Online Course). These courses are supported exclusively by the Web technologies and most of the times they do not require a prerequisite and do not provide any certificate. Another common factor is their high dropout rate, around 95%. The majority of MOOC courses available nowadays are organized in a traditional format, in which learners are in a passive situation, since the interaction is practically based on videos, only allowing commands as PAUSE, BACK and CONTINUE. In this context, the challenge of this work is to improve the understanding on the e-learnig models, particularly the MOOC, in addition to examine the causes of dropout related to content and presentation format. In order to do so, the MOOC model is examined and a course in this modality, about Geometry to elementary school, is proposed. In this course is used interactive tools such as the iGeom, an Interactive Geometry (IG) software, beyond other medias, as audios and videos. The purpose of this course, is to study the learner motivation, comparing it with a control course. This course model was tested with an audience of adults and teenagers, in which 37,9% of them were teenagers from public schools, and the course produced good results. In the analysis of the results, we found evidence that, compared with the control course, a greater number of students remained on course for longer, possibly by the presence of interactive activities.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-10-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.