• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.44.1999.tde-06082015-150903
Documento
Autor
Nome completo
Ana Lucia Berretta Hurtado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1999
Orientador
Banca examinadora
Taioli, Fabio (Presidente)
Libardi, Paulo Leonel
Mendonça, Carlos Alberto
Título em português
Condutividade hidráulica obtida pelo método do perfil istantâneo utilizando curva de retenção e sonda de nêutrons e pelo modelo de Genuchten
Palavras-chave em português
Condutividade hidráulica
Resumo em português
No estudo do movimento da água na zona não saturada do perfil do solo, um dos parâmetros mais importantes para a sua compreensão é a condutividade hidráulica. Estimativas confiáveis são difíceis de serem obtidas, uma vez que a condutividadehidráulica do solo é reconhecidamente uma das propriedades físicas do solo de mais alta variabilidade. O trabalho foi desenvolvido em uma Terra Roxa Estruturada Latossólica, em uma área localizada dentro do Campus da Escola Superior deAgricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo. A condutividade hidráulica do solo em função da umidade foi determinada por meio de dois métodos, um direto e outro indireto, sendo que no método direto de campo a umidade do solo foiobtida por meio de dois procedimentos: pela curva de retenção de água no solo e pela sonda de nêutrons. Descreveu-se o método do perfil instantâneo, resolvendo-se a equação de Richards para a determinação do parâmetro condutividade hidráulica efunção da umidade do solo, utilizando-se de tensiômetros para determinação do potencial total da água no solo, e para a determinação da umidade, a sonda de nêutrons e a curva de retenção para cada horizonte do solo estudado. A sonda de nêutronsé pouco sensível a variação de umidade no solo estudado. Apesar da curva de retenção apresentar valores de correlação melhores para a umidade ao longo do tempo de drenagem da água, o solo apresenta uma tendência para pouca variação de umidadeaté 50 cm de profundidade, refletindo a presença do horizonte Bt. Como método indireto, utilizou-se o modelo de van Genuchten, que ajustou bem a curva de retenção. Os valores obtidos para a condutividade hidráulica relativa tiveram uma boacorrelação em relação a condutividade hidráulica relativa experimental obtida pelo método do perfil instantâneo. Entretanto, os valores estimados pelo modelo sempre foram menores do que os obtidos experimentalmente.
Título em inglês
not available
Palavras-chave em inglês
not available
Resumo em inglês
The hydraulic conductivity is one of the most important parameters to understand the movement of water in the unsaturated zone. Reliable estimations are difficult to obtain, once the hydraulic conductivity is highly variable. This study was carried out at "Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, in a Kandiudalfic Eutrudox soil. The hydraulic conductivity was determined by a direct and an indirect method. The instantaneous profile method was described and the hydraulic conductivity as a function of soil water content was determined by solving the Richards equation. Tensiometers were used to estimate the total soil water potential, and the neutron probe and the soil retention curve were used to estimate soil water content in the direct method. The neutron probe showed to be not adequately sensible to the changes of soil water content in this soil. Despite of the soil retention curve provides best correlation values to soil water content as a function of water redistribution time, the soil water content in this soil did not vary too much till the depth of 50 cm, reflecting the influence of the presence of a Bt horizon. The soil retention curve was well fitted by the van Genuchten model used as an indirect method. The values of the van Genuchten and the experimental relative hydraulic conductivity obtained by the instantaneous profile method provided a good correlation. However, the values estimated by the model were always lower than that ones obtained experimentally.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Berretta_Mestrado.pdf (5.65 Mbytes)
Data de Publicação
2015-08-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.