• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.43.2018.tde-04052018-140729
Documento
Autor
Nome completo
Gabriel Nicolaz Nagaoka
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Trancanelli, Diego (Presidente)
Melnikov, Dmitry
Nastase, Horatiu Stefan
Título em português
Introdução às Anomalias Conformes e os Teoremas C & F
Palavras-chave em português
Anomalias de Traço
C-Theorem
Entropia de Emaranhamento
F-theorem
Seeley-DeWitt
Resumo em português
As ideias fundamentais sobre entropia de emaranhamento e fluxos de renormalização são expostas, assim como uma introdução a CFTs e sua ligacão com a estrutura do espaco de parâmetros. A anomalia de traço é calculada em uma abordagem semi-clássica usando o método de heat kernel" e regularização por função zeta . Mostramos que os coeficientes de Seeley-DeWitt são responsáveis pela quebra de simetria conforme em um espaço-tempo curvo de dimensão par, com isso alcançamos uma definição geométrica para as cargas centrais. A inexistência de anomalias no caso de dimensões ímpares também e mostrado. O C-theorem", que prova a monotonicidade das cargas centrais sob o fluxo de renormalização, é demonstrado como feito por Zamolodchikov por meio de uma abordagem euclideana assumindo unitariedade, positividade por reflexão e condições de renormalizabilidade. A análise feita por Cardy também e demonstrada, nela considera-se os mesmos ingredientes. Por fim, a prova tecida por Casini & Huerta é demonstrada com detalhes, essa prova utiliza das propriedades de strong subadditivity da entropia de emaranhamento, unitariedade e invariância sob o grupo de Poincaré. Com isso, uma conexão com informação quântica é feita naturalmente. No último capítulo generalizamos o conceito de carga central para dimensões ímpares as definindo como o termo universal na entropia de emarahamento de uma esfera. As considerações geométricas feitas para provar o C-theorem" são estendidas para um espaço-tempo de Minkowski com três dimensões. Como consequência temos a prova do F-theorem" que é o analogo em três dimensões do C-theorem".
Título em inglês
Introduction to Conformal Anomalies and the C & F Theorems
Palavras-chave em inglês
C-Theorem
Entanglement Entropy
F-Theorem
Seeley-DeWitt
Trace Anomaly
Resumo em inglês
The fundamental ideas of entanglement entropy and RG flows are laid out, as well as the basics of CFTs and its connection to the framework of RG flows. The trace anomaly is calculated in a semi-classical fashion by using the heat kernel method and zeta-function regularization. It is shown that the Seeley-DeWitt coefficients are responsible for the breaking of conformal symmetry in a curved even-dimensional background, which also achieves a geometrical definition of a central charge. The absence of anomalies in odd space-time dimensions is also contemplated. The C-theorem, which proves the monotonicity of the two dimensional central charge under RG flows, is demonstrated as first done by Zamolodchikov in an euclidean approach assuming unitarity, reflection positivity, and renormalizability conditions. Cardy's analysis is also demonstrated by considering the same conditions as Zamolodchikovs . And at last the proof via entanglement entropy by Casini & Huerta which relies on the strong subadditivity property of EE, unitarity and Poincaré invariance is explained in detail, providing a quantum information approach to the problem. In the last chapter a generalization of central charges to odd dimensional space-times is given through the universal term of the EE of a sphere. We provide the extension of the geometrical setup considered in the proof of the C-theorem to a three dimensional Minkowski space-time, which ultimately yields the F-theorem, constituting the three dimensional analog of the C-theorem.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
ThesisNagaoka.pdf (1.56 Mbytes)
Data de Publicação
2018-05-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2018. Todos os direitos reservados.