• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.43.1981.tde-05082013-171511
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Martins Figueiredo Neto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1981
Orientador
Banca examinadora
Amaral, Lia Queiroz do (Presidente)
Qualifik, Paul
Vanin, Jose Atilio
Título em português
Formação de agregados de micelas em cristais líquidos liotrópicos tipo I: estudo por difração de raios x e outras técnicas
Palavras-chave em português
Cristais líquidos
Resumo em português
Foram estudadas as seguintes mesofases liotrópicas tipo I, que se orientam espontaneamente em presença de campo magnético, com o eixo de simetria paralelo ao campo: laurato de potássio/KCl/H2O e decilsulfato de césio/CsNO3/H2O; foi estudada também a mesofase liotrópica laurato de potássio/H2O, que não apresenta a propriedade de orientação magnética espontânea. Foram utilizadas as técnicas da difração de raios-X em alto e baixo ângulos e, de forma acessória, microscopia óptica de luz polarizada, calorimetria diferencial de varredura e criofratura( freeze etching). A mesofases foram acondicionadas em diferentes tipos de porta-amostras com e sem tratamento químico de superfície, submetidas a campos magnético e elétrico, bem como a variações de temperatura. Esse estudo possibilitou a identificação de geometria das unidades difratoras, confirmando o modelo de micelas cilíndricas, para o tipo I, bem como forneceu evidências da influência dos efeitos de superfície e da formação de agregados de micelas com dimensões variadas, que originaram os padrões de difração. Foi confirmada a coexistência das fases hexagonal infinita e tipo I em equilíbrio termodinâmico. Foi construído um modelo de agregados de micelas ajustado aos resultados experimentais do espalhamento de raios-X. A formação desses agregados pode ser explicada pelo balanço das interações atrativa de van der Waals, repulsiva coulombiana e de volume excluído, esta última a partir de considerações sobre a solvatação das micelas de anfifílico no meio aquoso.
Título em inglês
Aggregate formation of micelles in lyotropic liquid crystals type I: a study by X-ray diffraction and other techniques
Palavras-chave em inglês
Liquid crystals
Resumo em inglês
We studied the following type I lyotropic mesophases, which are oriented spontaneously in the presence of magnetic field, with the symmetry axis parallel to the field: potassium laurate/KCl/H2O and cesium decilsulfate/CsNO3/H2O; was also studied lyotropic mesophase potassium laurate /H2O, which does not exhibit the property of spontaneous magnetic orientation. We used the techniques of X-ray diffraction at high and low angles, and an ancillary, polarized light microscopy, differential scanning calorimetry and cryofracture ("freeze etching").
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-08-06
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.