• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.42.2017.tde-07072017-135118
Documento
Autor
Nome completo
Fernando Araujo Najman
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Orientador
Banca examinadora
Ranvaud, Ronald Dennis Paul Kenneth Clive (Presidente)
Galves, Jefferson Antonio
Silva, Francisco Jose Fraga da
Vanzella, Patricia Maria
Título em português
Percepção sensorial em contexto musical.
Palavras-chave em português
Cognição musical
Psicofísica
Tempo de resposta
Resumo em português
Uma sequência melódica não depende apenas de eventos discretos, mas também da tonalidade, uma estrutura holística que hierarquiza a expectativa dos ouvintes para as notas que devem ocorrer. Para melhor compreender o funcionamento dos mecanismos cognitivos responsáveis por essa hierarquia, dois experimentos foram propostos. O primeiro experimento verificou se o tempo de resposta simples de um participante a uma nota é influenciado pelas suas características em relação a tonalidade da música, não encontrando nenhuma relação entre os tempos de resposta e as características melódicas dos estímulos. O segundo experimento verificou os tempos de resposta dos participantes para discriminarem uma determinada altura como igual ou diferente a uma altura apresentada em um momento anterior ao momento da coleta. Os resultados mostraram que os participantes são capazes de realizar a tarefa, e apresentaram um tempo de resposta menor para uma nota um tom abaixo da nota esperada, um achado novo.
Título em inglês
Sensory perception in musical context.
Palavras-chave em inglês
Musical cognition
Psycophysics
Reaction time
Resumo em inglês
A melodic sequence not only depends of discrete events, but also of the tonality, a holistic structure that hierarchize the listener expectancy to notes that should occur. To better understand the cognitive mechanisms responsible for this hierarchy, two experiments were developed. The first experiment tested if the simple reaction time of the participants in response to a note is influenced by its tonal characteristics, did not find any correlation between the collected reaction times and the melodic characteristics of the stimuli. The second experiment tested if the participants choice reaction time to discriminate a relative pitch presented in a different moment than a pitch presented earlier to the gathering. The results show that the participants, independently of musical training, are capable of performing the task, and present a smaller reaction time to the note one tone bellow the expected note, a new finding that didnt match the expected characteristics used to guide the participant reaction.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-07-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.