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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.41.2006.tde-24082007-115459
Documento
Autor
Nome completo
Marcel Cintra Pereira Ribeiro
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Bicudo, Jose Eduardo Pereira Wilken (Presidente)
Batalhão, Luciane Helena Gargaglioni
Gomes, Fernando Ribeiro
Kohlsdorf, Tiana
Souza, Silvia Cristina Ribeiro de
Título em português
Correlações entre parâmetros cinemáticos da locomoção terrestre e energética em Cebus apella (macaco-prego)
Palavras-chave em português
Cebus apella
Biomecânica
Cinemática
Locomoção terrestre
Metabolismo energético
Primatas
Resumo em português
O presente estudo teve como objetivo avaliar o custo energético e alguns aspectos da biomecânica associados à locomoção em Cebus apella (macaco-prego). Para tanto, medidas de taxa metabólica (consumo de oxigênio) e de parâmetros cinemáticos (freqüência de passos, tempo de contato das patas com o plano de apoio, comprimento dos passos e amplitudes de flexão e extensão de juntas e segmentos corpóreos) foram obtidas com os sujeitos experimentais se locomovendo sobre esteira rolante. Nossos resultados mostram que apesar da espécie estudada exibir freqüência de passos inferior ao esperado para mamíferos quadrúpedes de massa corpórea similar, esse parâmetro cinemático é o elemento preferencial do padrão de locomoção que é ajustado para que o animal possa suportar as novas condições do meio (alteração de velocidade). Em adição, os dados de consumo de oxigênio obtidos neste estudo indicam que diferenças significativas não devem ser esperadas entre o custo energético da locomoção de quadrúpedes primatas e não primatas. Sendo assim, foi possível inferir que um outro elemento, além da taxa de geração de força (inferida a partir da freqüência de passos), pode responder pela magnitude do custo energético da locomoção em primatas. Nossas inferências sugerem que características anatômicas de primatas (maior volume muscular associado aos membros posteriores) podem constituir-se no elemento central para o entendimento do custo metabólico exibido pela espécie estudada (similar a quadrúpedes não primatas). Por fim, deve ser salientado que nossos dados indicam que a flexão da coluna pode ser um importante mecanismo para armazenamento de energia (energia elástica) durante a locomoção em Cebus apella, sobretudo em velocidades mais altas.
Título em inglês
Correlations between kinematic parameters of terrestrial locomotion and energetics in Cebus apella (capuchin monkey)
Palavras-chave em inglês
Cebus apella
Biomechanics
Energy metabolism
Kinematics
Primates
Terrestrial locomotion
Resumo em inglês
This study aimed to evaluate the energy expenditure and biomechanical aspects associated to the locomotion of Cebus apella (capuchin monkey). Measurements of metabolic rate (oxygen consumption) and kinematic parameters (stride frequency, foot contact time, step length and degree of flexion-extension of the joints and body segments) were obtained with the experimental subjects moving on a motorized treadmill. Our results show that although the species studied displays a lower stride frequency than quadruped mammals with similar body masses, this is the kinematic parameter that is preferentially adjusted by the animal to cope with faster velocities. In addition, oxygen consumption data obtained in this study indicate that significant differences between the energy cost of locomotion of primates and nonprimates quadrupeds should not be expected. Based on this result, we suggest that another element besides the rate of generating force (inferred from the stride frequency) could explain the energy cost of locomotion in primates. We suggest that anatomic characteristics of primates (larger muscular volume associated with the hind limbs) might be a key element to understand the cost of locomotion showed by capuchin monkeys (similar to non-primate quadrupeds). Our results also indicate that flexion of the column can be an important mechanism for elastic energy storage during locomotion in Cebus apella particularly at higher velocities.
 
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Data de Publicação
2007-09-03
 
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