• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.41.2008.tde-18022009-132437
Documento
Autor
Nome completo
Andre Haruo Kanamura
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Xavier, Gilberto Fernando (Presidente)
Lopes, Sonia Godoy Bueno Carvalho
Torres, Bayardo Baptista
Título em português
Ensino de neurofisiologia básica mediado por computador
Palavras-chave em português
Educação a distância
Ensino mediado por computador
Neurofisiologia
Resumo em português
A educação mediada por computador tem sido amplamente utilizada em vários níveis educacionais em todo o mundo. Os rápidos avanços tecnológicos nas áreas de telecomunicação e computação têm incentivado esta estratégia de ensino. Neste trabalho testou-se a efetividade de um material didático envolvendo conceitos básicos de neurofisiologia, direcionado para alunos do ensino médio, com o objetivo de instruir e divulgar a ciência, através de animações interativas criadas na plataforma Flash (Adobe®) de programação e animação. Alunos de Ensino Médio e Ensino Superior expostos a esse material foram questionados em relação à aceitação e avaliados quanto à efetividade do programa. Além disso, um grupo focal envolvendo professores da rede pública do Ensino Médio participou de um debate para avaliar suas impressões sobre o programa e sua aceitabilidade. Os resultados mostraram que os alunos avaliados tiveram bom desempenho depois de estudarem por meio da utilização do programa, sugerindo que o mesmo foi eficiente na apresentação de conceitos de neurofisiologia. O programa foi utilizado por alunos do Ensino Médio nos anos de 2004 a 2006 e seu desempenho foi comparado ao de alunos de 2003, no qual foram ministradas somente aulas tradicionais. O desempenho dos alunos que utilizaram o programa foi superior em neurofisiologia quando comparado com seu próprio desempenho nos demais conteúdos de biologia. Além disso, as notas dos alunos em neurofisiologia foram superiores em 2004 e 2005 em relação às dos alunos de 2003. Os alunos do Ensino Superior que utilizaram o programa também obtiveram melhor desempenho nas suas avaliações semestrais nos conteúdos abordados no programa em relação aos alunos que tiveram somente aulas tradicionais. As impressões dos professores do Ensino Médio foram positivas quanto à utilização do programa como ferramenta de ensino. Os resultados em conjunto sugerem que o programa tem potencial para ensino de conceitos básicos de neurofisiologia para alunos de Ensino Médio e Superior.
Título em inglês
Computer based education of basic neurophysiology
Palavras-chave em inglês
Computer based education
Distance education
Neurophysiology
Resumo em inglês
Computer mediated education has been widely used in several educational levels around the world. The fast technological advances in telecommunication and computer science have encouraged this teaching strategy. In this work, the effectiveness of a didactic material involving basic concepts of neurophysiology, directed for college students, with the objective of instructing e disclose science through interactive animations created on Flash (Adobe®) programming platform. College and High School students exposed to this material were questioned in relation to acceptance and evaluated on the effectiveness of the program. Beyond that, a focus group involving teachers from public college schools participated on a debate to evaluate their impressions on the program and its acceptability. Results show that students evaluated had a good performance after studying through the program, suggesting that it was efficient on presenting neurophysiology concepts. The program was used by college students from year 2004 to 2006 and their performance was compared to students of 2003, when only traditional classes were taught. Performance of the students who used the program was superior in neurophysiology when compared to their own performance in other contents of biology. Beyond that, students grades on neurophysiology were superior in 2004 and 2005 in relation to the students grades in 2003. High School students that used the program also had better performance in their biannual evaluation tests on the contents addressed in the program in relation to the students who only had traditional classes. College teachers impressions about the use of the program as a teaching tool were positive. Together, these results suggest that the program has potential use in teaching basic neurophysiology concepts for College and High School students.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
AndreKanamura.pdf (1.41 Mbytes)
Data de Publicação
2009-03-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.