• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.41.2008.tde-26082008-142540
Documento
Autor
Nombre completo
Amelia dos Santos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2008
Director
Tribunal
Shimizu, Gisela Yuka (Presidente)
Krasilchik, Myriam
Reigota, Marcos Antonio dos Santos
Rocha, Aristides Almeida
Teles, Horacio Manuel Santana
Título en portugués
A educação ambiental como instrumento de integração educação-saúde-ambiente
Palabras clave en portugués
Ecologia aplicada
Educação-Saúde-Ambiente
Esquistossomose mansônica
Resumen en portugués
O presente trabalho foi realizado no município de Bananal, uma área endêmica da Esquistossomose mansônica em São Paulo, com persistente prevalência e expansão na transmissão da doença. A presença de endemia evidencia um distanciamento da tríade Educação-Saúde-Ambiente, que se faz perceber pela inabilidade das comunidades atingidas em lidar com as situações de risco de contaminação. Este estudo analisou a influência do conhecimento sobre a Esquistossomose mansônica, dos estudantes da escola formal do município, em relação à suscetibilidade a contaminação, agregando-a aos outros fatores determinantes da expansão na dinâmica de transmissão e persistente prevalência. Foi utilizado um protocolo de avaliação de desempenho, baseado nas três categorias de aprendizagem, Conhecimento, Compreensão e Aplicação, do Domínio Cognitivo da Taxonomia dos Objetivos Educacionais de Bloom (1956), aplicado ao corpo discente do Ensino Fundamental (4ª a 8ª séries) e do Ensino Médio. O desempenho foi analisado no grupo total de alunos e no grupo de alunos doentes, relacionando o grau de conhecimento aos padrões da atividade humana no seu meio social e no inter-relacionamento com o Ambiente. Foram evidenciadas claras dificuldades nas três categorias de aprendizagem, em especial, nas relacionadas à aplicação do conhecimento compreendido no cotidiano, passando a representar assim, um fator determinante importante na suscetibilidade à contaminação da doença, seja no plano individual como no coletivo. Este fato norteou como recomendação a proposta de um Projeto em Educação Ambiental, sugerido a permear na escola formal como instrumento de integração Educação-Saúde-Ambiente, de forma que possa vir a constituir em uma força aliada, tanto ao processo de ensinagem como ao Programa de Controle da Esquistossomose, na intenção de auxiliar a conquista de um modo de vida melhor e mais saudável.
Título en inglés
Environmental Education as a tool for Education-Heath-Environment integration
Palabras clave en inglés
Applyed ecology
Education-Health-environment
Mansoni schistosomiasis
Resumen en inglés
The current work was carried out in the Bananal municipality, an endemic area for schistosomiasis mansoni in São Paulo State, with a persistent prevalence and expansion of the disease transmission. The presence of the endemy highlights the distance between Education-Health-Environment triad, shown by the inability of involved communities in dealing with the contamination risks. This study avaliated the influence of the knowledge on schistosomiasis mansoni by the students of the formal schools in Bananal, concerning on contamination susceptibility aggregated to other determinant factors of the expansion in the transmission dynamic and persistent prevalence. A performance evaluation register, based in the three learning categories - knowledge, understanding and application from the cognitive field of taxonomy of Bloom´s Educational Goals (1956, 2001), was applied on Elementary and Middle School students. The performance was assessed considering the totality of the students as a group vs. the sick students group, associating their knowledge degree with the standard human activities in their social surrounding and inter-relationship with the environment. It was observed a clear difficulty in all three learning categories, particularly in those related to application of everyday knowledge showing as a determinant factor in the contamination susceptibility of the disease, in both individual and collective levels. As a contribution to improve this situation is proposed a recommendation in the form of an Environmental Education Project that percolates the regular school as a tool for integration of the Education-Health-Environment triad, and be a powerful contribution for both teaching process and schistosomiasis control program, intending to help the construction of a better and healthier way of life.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
amelia_santos.pdf (8.21 Mbytes)
Fecha de Publicación
2008-09-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.