• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.41.2005.tde-30052006-094824
Documento
Autor
Nome completo
Catia Sueli Fernandes Primon
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Amabis, Jose Mariano (Presidente)
Pereira, Maria Augusta Querubim Rodrigues
Torres, Bayardo Baptista
Título em português
"Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de Genética e Biologia Celular apresentado por graduandos em Ciências Biológicas".
Palavras-chave em português
1.Genética 2. Aprendizagem significativa
Resumo em português
A Biologia hoje é a mais comentada ciência e a que ocupa maior espaço na mídia. No entanto, isso não significa que os conceitos biológicos sejam de conhecimento público, nem tampouco dos estudantes de Biologia. Para analisar o conhecimento de conceitos fundamentais de Genética, Biologia Molecular e Biologia celular apresentado por graduandos do último ano de Cursos Superiores de Ciências Biológicas é que realizamos esse trabalho de pesquisa. Iniciamos o trabalho com a seleção das questões do Exame Nacional de Cursos de Biologia (Provão) do ano de 2002 que abordavam conceitos de Genética e disciplinas correlatas, analisamos o relatório do ENC-BIO/2002 expedido pelo MEC, aplicamos questionários com as questões analisadas do ENC-BIO/2002 em 72 estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas, realizamos 33 entrevistas semi-estruturadas com estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas e, por fim, analisamos os resultados apresentados pelo relatório do MEC e das entrevistas realizadas. Concluímos que os estudantes não chegam a alcançar os objetivos que a ele são atribuídos pelo MEC, no que diz respeito à Genética e disciplinas correlatas e a maioria apresenta aprendizagem mecânica.
Título em inglês
Analysis of the knowledge o fundamental contents of Genetics and Cellular Biology presented by graduating students in Biological Sciences.
Palavras-chave em inglês
1.Genetics
Genetics
Significant learning
Resumo em inglês
Biology today is the most talked about science and also the one which gets the largest media coverage. However, that doesn't mean that the biological concepts are of public knowledge, neither are they of knowledge of Biology students. The main objective of this research work is to analyze the knowledge of fundamental concepts of Genetics, Molecular Biology and Cellular Biology of undergraduate students, who were majoring in Biological Sciences, in their senior year. We began our work with some selected questions from the National Exam of Biology Courses (?Provão?) for 2002, we chose the ones which involved concepts of Genetics and other correlated disciplines, we analyzed the ENC-BIO/2002 report prepared by the MEC, we prepared questionnaires with the analyzed questions from the ENC-BIO/2002 and distributed them to 72 senior students who were majoring in Biological Sciences, we conducted 33 semi-structured interviews with senior students majoring in Biological Sciences and, finally, we analyzed the results presented by the MEC report and by the interviews. We concluded that the students did not achieve their goals, which were established by the MEC. These goals were related to Genetics and other correlated disciplines and most of them demonstrated only a mechanical learning.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
dissertacao.pdf (575.10 Kbytes)
Data de Publicação
2007-03-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.