• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.41.2001.tde-08112001-103646
Documento
Autor
Nome completo
Paula Iughetti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Orientador
Banca examinadora
Bueno, Maria Rita dos Santos e Passos (Presidente)
Alves, Venancio Avancini Ferreira
Matioli, Sergio Russo
Netto, Regina Celia Mingroni
Silva, Eloiza Helena Tajara da
Título em português
Identificação de marcadores moleculares associados com a susceptibilidade ao desenvolvimento do carcinoma de próstata em pacientes brasileiros.
Palavras-chave em português
Carcinoma de Próstata Estudos de Associação Gene
Resumo em português
No mundo inteiro, o carcinoma de próstata ocupa o quinto lugar entre as neoplasias malignas de maior mortalidade. No Brasil, estima-se para o ano de 2001 que, entre os tumores malignos no sexo masculino, o carcinoma de próstata terá a segunda maior taxa de mortalidade e a primeira taxa de incidência (Estimativa da incidência e mortalidade por câncer no Brasil – 2001 – INCA). Uma vez que a taxa de mortalidade por carcinoma de próstata na população brasileira tem aumentado significativamente nos últimos anos, a presente tese se propôs a investigar regiões polimórficas em genes conhecidos que poderiam estar associadas a um aumento na predisposição a esta forma de câncer. Assim sendo, estudamos as regiões polimórficas CAG e GGC do gene do receptor de andrógeno; o polimorfismo C1171T do gene do receptor de vitamina D; o polimorfismo D104N do gene da endostatina; o polimorfismo Pro72Arg do gene p53 e a região polimórfica AAAAC localizada na região 3’ não traduzida do gene MXI1.
Título em inglês
IDENTIFICATION OF MOLECULAR MARKERS ASSOCIATED WITH THE SUSCEPTIBILITY TO THE DEVELOPMENT OF PROSTATE CARCINOMA IN BRAZILIAN PATIENTS
Palavras-chave em inglês
Prostate Carcinoma Association Studies Susceptib
Resumo em inglês
In the world’s population prostate carcinoma is the fifth most commom male cancer-related death malignancy. In Brazil, among all male invasive cancers it is expected that prostate carcinoma will have the second highest death rate and the highest incidence rate (Estimativa da incidência e mortalidade por câncer no Brasil, 2001). As the prostate carcinoma death rate in brazilian population has been increasing over the last several years we proposed to investigate polymorphic regions of known genes that might be associated with prostate carcinoma predisposition. We studied the androgen receptor CAG and GGC polymorphic regions, the vitamin D receptor C1171T polymorphism, the endostatin D104N polymorphism, the p53 Pro72Arg polymorphism and the MXI1 AAAAC polymorphic region.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
iughetti.pdf (438.58 Kbytes)
Data de Publicação
2005-03-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.