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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2019.tde-30012019-141924
Documento
Autor
Nome completo
Thiago de Oliveira Souza
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Correa, Umberto Cesar (Presidente)
Bastos, Flavio Henrique
Benda, Rodolfo Novellino
Marques, Inara
Título em português
Estrutura de prática e a organização hierárquica de habilidades motoras
Palavras-chave em português
Aprendizagem motora
Processo adaptativo
Variabilidade
Resumo em português
O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática sobre a organização hierárquica de habilidades motoras no processo adaptativo. Dois experimentos foram conduzidos, cada um com a participação de 40 adultos jovens de ambos os sexos. O delineamento de ambos os experimentos contou com duas fases (estabilização e adaptação) e quatro grupos de prática: constante, constante-aleatória, aleatória e aleatória-constante. No experimento 1, os participantes executaram 240 tentativas de rebatida forehand do tênis de campo na fase de estabilização e 60 tentativas na fase de adaptação. As medidas de macro e microestrutura referiram-se, respectivamente, aos timings relativos e o tempo total de movimento. E, o desempenho foi analisado por meio de um índice de desempenho (ID) e coeficiente de variação. No experimento 2, os participantes realizaram 90 tacadas putting do golfe na fase de estabilização e 30 na fase de adaptação. As medidas utilizadas foram os deslocamentos e os timings relativos (macroestrutura) e deslocamento e tempo totais de movimento (microestrutura). Análises de clusters foram conduzidas para inferir a emergência de padrões de movimento ao longo da prática. O desempenho foi analisado por meio de ANOVAs. Os resultados do experimento 1 mostraram que a macro e microestruturas tornaram-se mais consistentes na fase de estabilização, mas isso não foi acompanhado de melhora no desempenho. Verificou-se que em todo experimento a variabilidade da macroestrutura foi superior àquela da microestrutura. No experimento 2, os grupos de prática constante, aleatória e aleatória-constante alteraram macro e microestruturas e melhoraram o desempenho na fase de estabilização. Porém, com a modificação da tarefa, não suportaram a perturbação e pioraram o desempenho. Associado aos resultados de desempenho esteve o fato de a consistência da macroestrutura ter sido menor que a da microestrutura, inferindo-se assim, não ter ocorrido estabilização funcional
Título em inglês
Practice schedule and hierarchical organization of motor skills
Palavras-chave em inglês
Adaptive process
Motor learning
Variability
Resumo em inglês
The aim of this study was to investigate the effects of different practice schedules on the hierarchical organization of motor skills in the adaptive process. Two experiments were conducted, each with the participation of 40 young adults of both sexes. The design of both experiments consisted of two phases (stabilization and adaptation) and four practice groups: constant, constant-random, random and random-constant. In experiment 1, participants performed 240 trials of field tennis forehand in the stabilization phase, and 60 trials in the adaptation phase. The macro- and microstructure measures referred to relative timing and total movement time, respectively. In addition, the performance was analyzed through a performance index (ID) and coefficient of variation. In Experiment 2, participants performed 90 trials of golf putting strokes in the stabilization phase, and 30 trials in the adaptation phase. The measures were relative displacement and timing (macrostructure) and total displacement and time (microstructure). Cluster analyzes were run for inferring the emergence of movement patterns over practice. The performances were analyzed through ANOVAs. The results of experiment 1 showed that showed that the macro and microstructures became more consistent in the stabilization phase, but this was not accompanied by an improvement in performance. It was verified that in all experiment the variability of the macrostructure was superior to that of the microstructure. In experiment 2, constant, random and random-constant groups altered macro and microstructure and improved performance in the stabilization phase. However, with task modification they did not support the perturbation and worsened the performance. Associated with the performance results was the fact that the consistency of the macrostructure was lower than that of the microstructure, thus inferring that functional stabilization had not occurred
 
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Data de Publicação
2019-02-18
 
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