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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2019.tde-14062019-095216
Document
Auteur
Nom complet
Flavio Luiz Mazzeu
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Correa, Umberto Cesar (Président)
Benda, Rodolfo Novellino
Freudenheim, Andrea Michele
Nunes, Marcelo Eduardo de Souza
Titre en portugais
A aprendizagem do passe do rúgbi com base em diferentes estruturas funcionais
Mots-clés en portugais
Aprendizagem motora
Estrutura funcional
Passe
Rúgbi
Resumé en portugais
O objetivo deste estudo foi investigar a aprendizagem do passe do rúgbi com base na prática de diferentes estruturas funcionais. Os participantes foram 31 indivíduos de ambos os sexos, entre 18 e 30 anos de idade, sem experiência com o rúgbi. O delineamento envolveu três grupos experimentais: 2 vs. 0, 1 + 1 vs. 1 e 2 vs. 1. A fase de aquisição foi realizada em três dias com a execução de 60 tentativas do passe para o lado direito e 60 tentativas para o lado esquerdo. A fase de transferência foi realizada no último dia com a execução de 20 tentativas. O desempenho foi acessado por meio das seguintes medidas: (i) direção do passe, (ii) precisão do passe, (iii) direção da corrida, (iv) zona do passe e (v) desempenho global. Estas medidas foram calculadas através de um índice de desempenho considerando a taxa de sucesso em blocos de 10 tentativas. Os resultados mostraram que o grupo 1 + 1 vs. 1 foi o único que melhorou o desempenho global na fase de aquisição e o manteve no teste de transferência. Este grupo também foi o único que mostrou melhora em relação à direção e precisão do passe. E, em conjunto com os demais, o fez em relação à direção da corrida. Por outro lado, verificou-se que o grupo 2 vs. 0 piorou os desempenhos relativos à precisão à zona do passe e de passe.Pode-se concluir que a estrutura funcional 1 + 1 vs. 1 possibilitou a aprendizagem do passe do rúgbi
Titre en anglais
The learning of rugby passing based on different functional structures
Mots-clés en anglais
Functional structure
Motor learning
Pass
Rugby
Resumé en anglais
The aim of this study was to investigate the learning of rugby passing based on the practice of different functional structures. Participants were 31 individuals of both sexes, between 18 and 30 years of age, with no experience with rugby. The design involved three experimental groups: 2 vs. 0, 1 + 1 vs. 1 and 2 vs. 1. The acquisition phase was carried out in three days with the performance of 60 trials of passing to the right side and 60 trials to the left side. The transfer phase was held in the last by performing 20 trials. Performance was accessed through the following measures: (i) passing direction, (ii) passing accuracy, (iii) running direction, (iv) passing zone and (v) overall performance. These measures were calculated by a performance index considering the success rate in a 10-block trial. Results showed that the group 1 + 1 vs. 1 was the only one that improved overall performance in the acquisition phase and kept it in the transfer test. This group was also the only one that showed improvement in relation to the direction and accuracy of passing. In addition, along with the others, it did so in relation to the running direction. On the other hand, it was verified that the group 2 vs. 0 worsened performances related to accuracy and zone of passing. It was concluded that the functional structure 1 + 1 vs. 1 made it possible the learning of rugby pass
 
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Date de Publication
2019-06-18
 
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