• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2013.tde-22042013-150856
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Batista Novaes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho (Presidente)
Cortez, José Alberto Aguilar
Massa, Marcelo
Título en portugués
Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático
Palabras clave en portugués
Ensino de jogos
Estratégia
Modelo do jogo
Pedagogia do esporte
Tática
Resumen en portugués
presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático. Nessa perspectiva, a ação tática é colocada no centro do processo de ensino-aprendizagem, e a atividade de ensino central são os exercícios táticos, contextualizados o mais próximo possível da situação real de jogo. Os alunos são incentivados a tomarem decisões e a refletirem sobre as ações em relação aos problemas que emergem no contexto (confronto) de jogo. Os adeptos dessa perspectiva de ensino defendem que, assim, estimulariam a formação de alunos/jogadores inteligentes e criativos. Para auxiliar a construção do programa foi elaborado um modelo do jogo de futsal. A construção da representação ocorreu a partir de um diálogo entre uma concepção empírica da modalidade, construída por treinadores experientes, e concepções de Modalidades Esportivas Coletivas existentes na literatura. Optou-se por um recorte sistêmico do fenômeno com o intuito de superar a perspectiva tecnicista, em que a ação no jogo é vista como a justaposição de gestos técnicos, e realçar a importância da tomada de decisão. Após a construção do modelo e a avaliação do desempenho tático dos selecionados a participar do estudo, partiu-se para construção do programa a ser investigado. Participaram do estudo oito alunos, com idade entre sete e oito anos, integrantes de um curso-extracurricular de futsal de uma escola particular de São Paulo. O programa teve duração de oito semanas, sendo realizadas duas aulas de uma hora por semana, totalizando 16 aulas. Os dados indicaram uma melhora significante no desempenho tático dos participantes após 16 sessões de treinamento. A despeito de o programa ter sido aplicado em apenas uma amostra (com características peculiares) com número reduzido de participantes, tais evidências contribuem para o avanço nas discussões sobre perspectiva tática e respectivas estratégias de ensino, assim como para o fortalecimento da modelação do jogo construída
Título en inglés
Effects of a futsal unit based on a tactical approach on tactical performance
Palabras clave en inglés
Game model
Sports pedagogy
Strategy
Tactic
Teaching games
Resumen en inglés
The objective of the current research was to investigate the impacts of a futsal unit, based on a tactical approach, on tactical performance. Under this approach, tactic is considered the center of teaching-learning process, and the main activities are tactical exercises. Pupils are stimulated to take part in the decisions and reflect on their actions related to problems that emerge from the game. The adepts of this approach defend that, thereby, pupils would become more intelligent and creative players. In order to support the unit design, a model of the futsal game was created. The representation was made throughout discussions among experienced coaches. A systemic approach was used in order to overcome a technical perspective, in which the action in a game is seen as a mere juxtaposition of technical gestures, and emphasize the importance of decision-making. After the creation of the model and pupils assessment, the unit was designed. Eight 7 to 8 year-old pupils, members of an extra-curricular activity in a private school, took part in the research. The unit was composed by 16 lessons (2 lessons a week) of one hour each. Results demonstrated that tactical performance has improved significantly after 16 lessons. In despite of the reduced number of participants, these evidences contribute to the progress of the teaching-learning process of futsal, as well as to fortify the model of the game created
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2013-04-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.