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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2010.tde-20082010-095833
Documento
Autor
Nome completo
Thatiana Aguiar Freire Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Rose Junior, Dante De (Presidente)
Moraes, Renato de
Paes, Roberto Rodrigues
Título em português
Iniciação nas modalidades esportivas coletivas de invasão: a possibilidade de uma prática transferível
Palavras-chave em português
Iniciação esportiva
Modalidades esportivas coletivas de invasão
Prática transferível
Resumo em português
As modalidades esportivas coletivas de invasão (MECi) despertam grande interesse aos envolvidos com esporte no Brasil, mas o olhar dado à formação não é o mesmo dado ao alto rendimento, muitas vezes desconsiderando-se as características desse grupo de modalidades no processo de iniciação. Com o fim de valorizar essas características, há disponível na literatura diversas propostas de iniciação nas MECi. Considerando essas propostas e modelos de formação esportiva em longo prazo, esse estudo objetivou verificar a possibilidade de uma prática transferível na iniciação nas MECi, avaliando se o desempenho de praticantes de uma MECi é semelhante em outra MECi. Foi realizada uma pesquisa descritiva observacional, com jovens atletas de handebol e de basquetebol do sexo masculino. Cada jogador foi avaliado ao realizar jogos das duas modalidades, através do Game Performance Assessment Instrument. A partir dessa avaliação, o desempenho que os jogadores tiveram nas duas modalidades foi comparado. Os resultados mostraram que o desempenho dos sujeitos em ambas as modalidades foi semelhante, ou seja, o desempenho que os jogadores tiveram na modalidade que não praticavam foi tão bom quanto na sua modalidade de origem. Esses resultados, aliados a outros estudos e projetos disponíveis na literatura, indicam que é possível adotar a prática transferível como estratégia para iniciação nas MECi, explorando suas similaridades e deixando a cargo de uma etapa de especialização futura, o aprofundamento nas questões específicas da modalidade escolhida
Título em inglês
Invasion games learning process: transfer practice possibilities
Palavras-chave em inglês
Invasion games
Sports learning process
Transfer practice
Resumo em inglês
The invasion games (IG) arouse great interest to those involved with sport in Brazil, however view about sports learning process is not the same as at performance training, often disregarding the characteristics of this group of games in the learning process. In order to value these characteristics, there are several proposals for the IG learning process available in the literature. Considering these proposals and long-term sports training models, this study aimed on verifying the possibility of the transfer practice into the IG learning, then evaluating if the practitioners performance of a specific game would be similar to their performance in another game. A descriptive observational research with young male athletes of handball and basketball was performed. Each player was assessed by performing games on both sports through the Game Performance Assessment Instrument. Based on this assessment, the players performance on both sports was compared. The results showed that subjects' performance in both were similar: the performance that players had in the sport they did not use to practice, was as good as in their sport of origin. These results, allied with other studies and projects available in the literature indicate that it is possible to adopt the transfer practice as a strategy to IG learning, exploring their similarities and leaving to a future specialization, the deepening in specific issues of the chosen sport
 
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Errata_Thatiana.pdf (37.32 Kbytes)
Data de Publicação
2010-08-24
 
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