• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2008.tde-30052012-074717
Documento
Autor
Nome completo
Luciene Farias de Melo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Ferraz, Osvaldo Luiz (Presidente)
Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho
Piccolo, Vilma Leni Nista
Título em português
O portfólio como uma possibilidade de intervenção pedagógica em educação física
Palavras-chave em português
Avaliação
Educação física escolar
Portfólio
Resumo em português
O objetivo deste trabalho é investigar as possibilidades do portfólio na Educação Física escolar, por meio de uma intervenção pedagógica, para subsidiar uma discussão através da interpretação e análise de indícios extraídos dos registros dos seguintes participantes: a professora-pesquisadora e 23 alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de um colégio particular da cidade de Guarulhos. Trata-se de pesquisa qualitativa, baseada na modalidade de pesquisa: paradigma indiciário. As fontes primárias foram o portfólio dos alunos e o diário da professora-pesquisadora. O estudo mostra que planejar, vivenciar, refletir e registrar a experiência de ensino com o portfólio contribuiu positivamente para a formação da professora-pesquisadora: tanto auxiliou a prática pedagógica de avaliação como melhorou sua competência de investigadora em estudos de enfoque qualitativo. Além disso, permitiu que as noções relativas ao processo de ensino e avaliação fossem reelaboradas em um movimento dialógico entre a teoria e a prática. Favoreceu a percepção de modificações na relação entre a professora e os alunos, com aumento da participação deles durante a avaliação, tornando-se mais conscientes de suas responsabilidades diante da aprendizagem, da identificação das dificuldades e de como fazer para melhorá-las. Em síntese, a experiência propiciou aprendizagem docente e discente. Todavia, a avaliação dos resultados aponta a necessidade de se criarem condições nas escolas para o professor implementar a proposta em suas aulas; do ponto de vista da pesquisa-ação, destaca-se a dificuldade de se distanciar da própria prática
Título em inglês
The portfolio as a possibility of pedagogical intervention in the physical education in schools
Palavras-chave em inglês
Assessment
Physical education
Portfolio
Resumo em inglês
The objective of this work is to investigate the possibilities of using portfolio in physical education classes through pedagogical intervention, aiming to provide a discussion after analyzing and interpreting clues extracted from notes from a teacher-researcher and 23 students from the forth year of the elementary school, studying in a private school in the city of Guarulhos. This work follows a model of qualitative research, using method such as evidential paradigm. The notes in the students portfolio and the teachers diary were used as instruments in this research. The study shows that planning, living, reflecting and registering the teaching experience with a portfolio contributed positively to the formation of the teacher-researcher: it helped the assessment pedagogical practice and improved the competence of investigation in qualitative focus. Besides it allowed that the teaching and evaluation processes could be reorganized in a dialogic movement between theory and practice. It also supported some changes in the teacher students relation, within their participation during the assessment process when they became more aware of their responsibility as learners and the identification of their difficulties and what to do to improve. Summing up, the experience provided learning for both students and teacher. However, the results point out the need to create conditions in schools so that the teachers could implement the proposals in their classes. From the research-action point of view, it was made clear indeed, that the teacher-researcher found difficult to keep a distance of her own practice
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Luciene_Melo.pdf (1.87 Mbytes)
Data de Publicação
2012-05-31
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.