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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2008.tde-22042008-144128
Documento
Autor
Nome completo
Paula Regina Gehring
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Santos, Suely dos (Presidente)
Gobbi, Lilian Teresa Bucken
Tani, Go
Título em português
Freqüência de conhecimento de resultados na aquisição de uma habilidade motora em idosos
Palavras-chave em português
CR e Aprendizagem motora
Envelhecimento
Resumo em português
O processo de aquisição de habilidades motoras está mais fortemente associado às fases iniciais da vida, mas é fundamental em todas as etapas do ciclo vital. Ao longo dos últimos 60 anos, os estudiosos da aprendizagem motora têm se dedicado à investigação dos fatores que afetam a aquisição de uma habilidade motora com especial destaque ao efeito do conhecimento de resultados (CR), porém, poucos estudos referentes ao processo de envelhecimento e CR têm sido encontrados. Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar o efeito da freqüência de CR (100%, 66% e 33%) na aquisição de uma habilidade motora de preensão manual com posicionamento linear em indivíduos em diferentes etapas do processo de envelhecimento. Cento e vinte idosos (homens e mulheres) foram alocados em dois grupos: JOVEM, 60 indivíduos de 60 a 64 anos de idade e IDOSO, 60 indivíduos de 75 a 79 anos de idade, e subdivididos em 6 grupos experimentais de 20 indivíduos, combinando as duas faixas etárias e os três regimes de freqüência de CR. A meta da tarefa foi atingir um valor de preensão manual de 20% da força máxima com o deslocamento de 35 cm. As tentativas foram executadas com o membro superior não dominante e com oclusão visual. Os resultados mostraram que ocorreu uma melhora no desempenho durante a fase de aquisição, mediante a redução do nível de erro. Porém, na fase de retenção não houve a manutenção de desempenho adquirida na aquisição da tarefa para ambos os grupos (JOV e IDO). Os resultados também mostraram diferença entre as freqüências de CR, indicando que 100% foi melhor aproveitado pelo grupo idoso, sendo que este obteve desempenho inferior comparado com os jovens
Título em inglês
Frequency of knowledge of results in aquisition of motor skill in old age
Palavras-chave em inglês
Aging
KR
Motor Learning.
Resumo em inglês
The process of acquisition of motor skills is more strongly associated with the early stages of life, but it is essential in all stages of the life cycle, even in aging. Over the last 60 years, motor learning researchers have been devoted to examine factors that can affect the acquisition of a motor skill with special emphasis on the effect of KR, but few studies concerning the process of aging have been found. Therefore, the objective of this study was to investigate the effect of frequency of knowledge of results (KR) (100%, 66% and 33%) in the acquisition of a linear positioning combined with manual force control motor task in individuals at different stages of the process of aging. One hundred and twenty elderly (men and women) were allocated into two groups: JOVEM, 60 individuals from 60 to 64 years old and, IDOSO, 60 individuals from 75 to 79 years old, divided into 6 experimental groups of 20 individuals, combining two age groups and three frequencies of KR. The task goal was to reach a value of the 20% of the maximum strength in manual force with 35 cm of displacement. The subjects performed blindfolded and with non-dominant hand. Results showed that there was an improvement in performance during acquisition phase by reducing the level of errors, but in the retention phase, both groups (JOV and IDO) did not keep the same performance level of acquisition. Results also indicated that 100% of KR was best used by the IDO group, which demonstrated lower performance compared to the JOV group
 
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Pgehring_2008.pdf (7.92 Mbytes)
Data de Publicação
2008-04-23
 
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