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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2007.tde-19122007-091901
Documento
Autor
Nome completo
Rosana Marcondes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Yara Maria de (Presidente)
Okuma, Silene Sumire
Teixeira, Ricardo Rodrigues
Título em português
As práticas corporais no serviço público de saúde: uma aproximação entre a educação física e a saúde coletiva
Palavras-chave em português
Educação física
Integralidade
Práticas corporais
Saúde coletiva
Resumo em português
Este trabalho de natureza qualitativa versa sobre a produção da prática profissional do educador físico no âmbito da assistência à saúde, mediante a implementação de uma intervenção de práticas corporais, permeada por ótica díspar de corpo (visão sócio-cultural) e saúde (Saúde Coletiva; Integralidade; Cuidado e Acolhimento). O trabalho foi desenvolvido na unidade docente assistencial CSEB-USP, âmbito da Atenção Primária em Saúde, com um grupo de pessoas heterogêneo, constituído por usuários e trabalhadores do serviço, selecionados aleatoriamente, pertencentes a diferentes faixas etárias. Buscou-se conhecer os sentidos atribuídos pelos usuários à intervenção e os reflexos da mesma para o respectivo serviço de saúde. A intervenção com os usuários teve como objetivo: o desenvolvimento da percepção corporal; o alívio de desconfortos, dores e uma melhor "utilização do corpo" na vida cotidiana. Os resultados confirmaram nossos pressupostos iniciais sobre as melhorias relacionadas ao corpo e à saúde dos usuários do grupo de intervenção e revelaram outras possibilidades de ação do profissional da educação física na assistência à saúde. Verificou-se que há uma demanda de trabalhos com as práticas corporais no serviço público de saúde, para além da ação direta com os usuários. Sua atuação pode se estender para o desenvolvimento de atividades de consultoria e de multiplicação de saberes e práticas para as demais atividades do serviço, assim como, a partir desse, contribuir para a construção de ações direcionadas à comunidade e aos demais equipamentos da rede social
Título em inglês
Bodily practices in public health civil service: an approximation between physical education and collective health
Palavras-chave em inglês
Bodily practices
Collective health
Integrality
Physical education
Resumo em inglês
This qualitative approach work deals with the production of professional practice of the physical educator within the scope of health assistance, through the implementation of bodily practices, permeated by a distinct view of the body (socio-cultural view) and health (collective health; integrality; care and embracement). The development of this work took place in the CSEB-USP support teaching unit, within the scope of Primary Health Assistance, with a heterogeneous group of people, constituted by randomly selected service users and workers, from different age groups. This study aimed to know the meanings attributed by the users concerning the intervention and their reflection on the respective health service. The intervention with users had as objective: the development of body perception; the relief of discomfort and pains and a better "use of the body" in daily life. The results confirmed our initial hypothesis on the improvements of the intervention group users body and health and revealed other possibilities for physical education professional actions in health care. It was apparent that there is a demand for work with bodily practices in public health service beyond direct action with users. Their performance can be extended to the development of consulting activities and of knowledge building and practices to other service activities, as well as, from now on, contribute to the construction of actions directed to the community and to other social network devices
 
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CAPA_SUMARIO.pdf (74.26 Kbytes)
TABELA_RESUMOS.pdf (68.58 Kbytes)
TEXTO.pdf (2.63 Mbytes)
Data de Publicação
2008-01-29
 
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