• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2010.tde-16092010-144922
Documento
Autor
Nombre completo
Antonio Sabino da Silva Filho
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Correa, Umberto Cesar (Presidente)
Bechara, Evaldo Chauvet
Tani, Go
Título en portugués
As escolhas de adolescentes em aulas de educação física no ensino médio
Palabras clave en portugués
Adolescente
Atividade física
Educação física
Ensino médio
Escolha
Resumen en portugués
O objetivo do trabalho foi investigar as escolhas de adolescentes em aulas de educação física do ensino médio com relação a atividades de caminhada, corrida e futsal. Essas atividades foram organizadas em quatro temas principais: social, jogo, competição e fitness. Os participantes foram alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio (N = 271), de ambos os gêneros, com idades entre 15 e 23 anos. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública do estado de São Paulo, como parte das aulas de educação física. Foram utilizadas 15 aulas para cada série: três aulas introdutórias (uma para cada atividade), três de fechamento (uma para cada atividade) e três aulas em que ocorriam as escolhas para cada atividade. A variável dependente foi a quantidade de escolhas em cada um dos temas (social, com competição, jogo e fitness) nas atividades de caminhada, corrida e futsal. Os dados foram tratados por meio do módulo Trend (Trend Analysis and Multiple Comparisons) do software PEPI. Os resultados permitiram concluir que: (a) a escolaridade e a idade influenciaram as escolhas de alunos adolescentes de ambos os gêneros em relação à corrida e ao futsal. No caso da caminhada, apenas as moças foram afetadas pela escolaridade e os rapazes pela idade; (b) apenas as moças escolheram em maior quantidade as atividades com o tema social, sendo que em relação ao futsal essas escolhas foram acompanhadas daquelas do tema fitness; (c) para os rapazes, a competição foi o tema mais escolhido. Entretanto, essas escolhas foram acompanhadas daquelas do tema jogo na caminhada e no futsal; e, (d) as atividades com fitness foram aquelas menos escolhidas por alunos adolescentes de ambos os gêneros em relação à caminhada e à corrida. No caso do futsal, isso só ocorreu para os rapazes
Título en inglés
The choices of adolescents in physical education classes in high school
Palabras clave en inglés
Adolescent
Choice
High school
Physical activity
Physical education
Resumen en inglés
The aim of this study was to investigate the choice made by adolescents at physical education high school classes in relation to walking, running and indoor soccer activities. These activities where organized in four main themes: social, game-like, competition and fitness. Participants were high school 1st, 2nd and 3th grade students (N = 271), of both genders, aged between 15 e 23 years. This research was conducted at a public state school of São Paulo, as part of regular physical education classes. For each grade fifteen classes were carried out: three introductory classes, (one for each activity), three for conclusion (one for each activity) and three in which the choice was possible. The dependent variable was choice quantity on each theme (social, competition, game-like and fitness) at walking, running and indoor soccer activities. Trend Analysis and Multiple Comparisons of PEPI software was used for data treatment. Results made it possible to conclude that: (a) school level and age influenced the choices made by adolescent students of both genders in relation to running and indoor soccer. Concerning walking, girls were influenced by school level and boys by age; (b) girls choose social theme more frequently, but in relation to indoor soccer those choices were associated to fitness theme; (c) for boys, competition was the most chosen theme. Nevertheless, those choices were associated to that one of game-like theme on walking and indoor soccer activities; and (d) fitness theme were the least chosen by adolescent students of both genders in relation to walking and running. In the case of indoor soccer this only happened for the boys
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
ANEXOS.pdf (127.12 Kbytes)
Fecha de Publicación
2010-09-17
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • SILVA FILHO, A. S., et al. The choices made by adolescents in high school physical education classes: effects of grade, age, and gender on the type of activity [doi:10.4236/ape.2012.24028]. Advances in Physical Education [online], 2012, vol. 2, p. 163-168.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.