• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2012.tde-14022013-085048
Document
Auteur
Nom complet
Camilla Spach Rocha
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Takito, Monica Yuri (Président)
Florindo, Alex Antonio
Santos, Ana Lucia Padrão dos
Titre en portugais
Conhecimento sobre exercício físico em participantes de um programa de educação física: o papel dos conteúdos na manutenção da prática regular de atividades físicas
Mots-clés en portugais
Autonomia
Conhecimento
Exercício físico
Resumé en portugais
presente trabalho objetiva analisar a influência da inserção de conteúdos conceituais e procedimentais, em um programa de condicionamento físico, sobre a prática autônoma de exercícios físicos. A metodologia foi o estudo de dois grupos: um realizou apenas exercícios e outro também recebeu orientação conceitual. Foi aplicado um questionário de conhecimentos e realizada autoaferição da frequência cardíaca, pré e pós-intervenção. Utilizou-se ANOVA não paramétrica para medidas repetidas com nível de significância de 5%. Foram realizadas entrevistas através de grupo focal e individualmente. Como resultado, tem-se que os grupos eram semelhantes inicialmente, após o programa foi observado aumento significante no número de acertos no questionário de conhecimentos no grupo intervenção. Conclui-se que o programa se mostrou adequado para a aquisição de conteúdos sobre exercícios físicos. Contudo, é importante que estratégias de adesão e superação de barreiras sejam incluídas em programas que visem à prática de exercícios físicos de maneira autônoma
Titre en anglais
Knowledge related to Physical Exercise for participants of a Physical Education program: the role of contents in maintaining regular physical activities
Mots-clés en anglais
Knowledge
Physical exercise
Self-efficacy
Resumé en anglais
The autonomous practice of physical exercises requires knowledge related to the topic. Objective: To analyze the influence of the inclusion of conceptual and procedural contents in a fitness program on independent practice of physical exercises. Methods: Two groups were studied: one performed only physical exercises and the other also received conceptual orientation. A knowledge questionnaire was applied and the subjects were asked to measure heart rate before and after the intervention. Nonparametric ANOVA for repeated measures was applied with significance level of 5%. Focus group and individual interviews were conducted. Results: The groups were similar initially. After the program, the intervention group significantly increased the number of correct answers on the questionnaire. Conclusion: The program proved to be suitable for the acquisition of contents related to physical exercises. However, overcoming barriers and adherence strategies have to be considered in programs that aim to promote self-efficacy and regular physical exercise practices
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-02-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.