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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2006.tde-06072006-154153
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda Kundrat Brasil
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Yara Maria de (Presidente)
Moraes, Antonio Carlos Robert
Okuma, Silene Sumire
Título em português
"Ser humano e natureza: um olhar da educação física a partir de surfistas e pescadores artesanais"
Palavras-chave em português
lazer
natureza
práticas corporais
saúde
Ser humano
Resumo em português
As características de organização instauradas na modernidade culminaram numa crise que se abate sobre a relação entre Ser humano e Natureza. Neste trabalho, buscou-se, a partir de um olhar da Educação Física, refletir a respeito dessa relação no sentido de analisar a complexidade desse tema. Para isso, por meio de revisão de literatura, pesquisa documental e pesquisa de campo (observação livre e entrevista direta), investigou-se: o significado da Natureza para pescadores artesanais e surfistas; como a diversidade de significados atribuídos por esses grupos ao mundo natural - por meio do trabalho, no caso dos pescadores, e pelo lazer, no caso dos surfistas - remete a questões polêmicas como lazer e trabalho; e de que forma a temática ambiental, visualizada pelas produções científicas do CONBRACE (2001, 2003, 2005), se situou no campo da Educação Física. Esses objetivos também trouxeram elementos para pensar a formação profissional em Educação Física. A pesquisa revelou uma multiplicidade de fatores - a participação; a autoconsciência; a liberdade; a fruição dos sentidos e das emoções; o potencial exercício do lúdico, dentre outros - impulsionando o surfe e a pesca que, ao invés de denotar a segmentação dos tempos, aponta para a dinâmica complexa da relação lazer e trabalho. Já as produções científicas denotaram a escassez de referências às temáticas ambientais e a necessidade de constituição de interpretações que considerem outros modos de pensar, agir e sentir o corpo que agreguem sentidos, valores e significados mais próximos do humano no ser humano, apesar da incipiência de considerações nesse sentido. Por fim, o enfoque privilegiado para a realização do estudo, foi constituído da aproximação entre Educação Física e Saúde Coletiva, como campos de produção de conhecimento e intervenção profissional possibilitando outras leituras, ainda pouco exploradas na área específica.
Título em inglês
HUMAN BEING AND NATURE: A PHYSICAL EDUCATION OUTLOOK FROM SURFERS AND FISHERMEN
Palavras-chave em inglês
corporal practices
health
Human being
leisure
nature
Resumo em inglês
The modern organization’s characteristics have culminated in a crisis that affects the Human being and Nature relation. In hindsight, this work took into consideration a Physical Education’s outlook in order to reflect on the Human being -Nature relationship and its contribution to the complexity of this theme. To achieve this result, academic, documental and field researches (direct observation and free interviews) were used to analyze: the meaning of Nature for fishermen and surfers; how the complexity of the meanings contained in their relationship with natural world - the fishermen’s based on their work experiences and the surfers’ based on leisure -contributed to think leisure-work relation; and how the environmental theme, visualized by CONBRACE’s scientific findings (2001, 2003 and 2005), placed itself within the field of Physical Education. These objectives have also brought up elements to be considered in the professional make-up of Physical Education. Thus, the research revealed a multiplicity of factors - the participation; the self-awareness; the freedom; the fruition of feelings and emotions; the potential exercise of playful and others - that stimulated both fishing and surfing, pointing to a dynamic work-leisure relation rather than indicating time segmentation. On the other hand, the scientific findings indicated a scarcity of environmental-themed references and the need of alternative ways of thinking, acting, and feeling the body based in values and meanings closer to the human dimension of human beings despite the presence of little reflection in this direction. To conclude, this privileged work approach was grounded on the encounter between Physical Education and the Collective Health, as fields of knowledge production and professional intervention that conduct to other views, not so explored in the specific area.
 
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Data de Publicação
2006-07-25
 
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