• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2012.tde-27032012-135927
Documento
Autor
Nombre completo
Thiago de Oliveira Souza
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2012
Director
Tribunal
Correa, Umberto Cesar (Presidente)
Basso, Luciano
Perotti Junior, Alaercio
Título en portugués
O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa
Palabras clave en portugués
Dificuldade funcional
Dificuldade nominal
Efeito da interferência contextual
Resumen en portugués
O objetivo do presente trabalho foi investigar os efeitos da interferência contextual em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa. Participaram do estudo 160 adultos de ambos os sexos. Os participantes divididos em grupos de experientes e inexperientes praticaram uma tarefa simples ou complexa de timing coincidente, sob regime aleatório ou por blocos, totalizando oito grupos experimentais. As medidas de desempenho foram os erros absoluto, variável e constante. Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos de prática aleatória e por blocos em nenhuma das condições de dificuldade (nominal e funcional). Sendo assim, concluiu-se que o efeito da interferência contextual não é dependente das dificuldades funcional e nominal da tarefa
Título en inglés
The contextual interference effect in motor skill acquisition in terms of functional and nominal difficulties of the task
Palabras clave en inglés
Contextual interference
Functional difficulty
Nominal difficulty
Resumen en inglés
The objective of this study was to investigate the effect of contextual interference due to the lack of functional and nominal task. The study included 160 adults of both sexes. Participants were divided in groups of experience and inexperience, which performed a simple or complex task of coincident timing, under random or blocked schedule. It resulted in eight experimental groups. Performance measures were the absolute, variable, and constant errors. Results did not show differences between random and blocked groups in all conditions of difficult (nominal and functional). Therefore, it was conclude that the effect of contextual interference is not dependent of the nominal and functional difficulties of the task
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
SOUZA_TO_DISSERTACAO.pdf (788.09 Kbytes)
Fecha de Publicación
2012-05-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.