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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.39.2019.tde-18072019-112804
Documento
Autor
Nome completo
Jaqueline Freitas de Oliveira Neiva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Tani, Go (Presidente)
Bastos, Flavio Henrique
Correa, Umberto Cesar
Massa, Marcelo
Walter, Cinthya
Título em português
Estabelecimento de metas autocontrolado e conhecimento de resultados na aprendizagem de habilidades motoras
Palavras-chave em português
Auto estabelecimento de metas
Conhecimento de resultados
Estabelecimento de metas
Resumo em português
O objetivo do estudo foi investigar os efeitos do autoestabelecimento de metas na aprendizagem de habilidades motoras realizada com diferentes regimes de CR. Para tanto, três experimentos foram realizados, todos eles com três grupos distintos - meta autoestabelecida espontaneamente e de forma induzida e meta externamente controlada ou atribuída - para investigar a aprendizagem da habilidade motora de subir a escada de Bachman, realizada com CR, sem CR e com CR autocontrolado. Os grupos de cada experimento foram tratados como variáveis independentes. Os desempenhos dos participantes foram considerados como variáveis dependentes. As observações originais foram obtidas no ambiente de coleta do experimento por meio da anotação dos degraus subidos pelo aprendiz em cada tentativa. Os desempenhos foram analisados por meio da taxa de desempenho (TxD) caracterizada pelo número de degraus subidos dividido pelo número de degraus possíveis de serem alcançados. Foi realizado um ANOVA two way (3 grupos X 6 blocos) para medidas repetidas no fator bloco. Os dados foram organizados em blocos de 10 tentativas, sendo dois blocos referentes à fase de aquisição (AQ1, AQ30) e dois blocos referentes a cada teste (RET1, RET2, TR1, TR2). Os resultados em todos os experimentos foram semelhantes e os grupos não se diferenciaram entre si. Conclui-se que o processo de aprendizagem dos participantes que estabeleceram suas próprias metas e dos que tiveram a meta atribuída foi semelhante. Assim sendo, o estabelecimento de metas em si, seja atribuída ou externamente controlada (grupo yoked), autoestabelecida espontaneamente ou de forma induzida é favorável para a aprendizagem da tarefa de subir a escada de Bachman, e isso independe se o CR é fornecido, não é fornecido ou é autocontrolado. Conclui-se que pelo fato de tanto o estabelecimento de metas quanto o CR serem reconhecidos como fatores motivacionais eles se neutralizaram e não afetaram a aprendizagem motora de subir a escada de Bachman
Título em inglês
Effects of self-establishing goals with different CR conditions in the acquisition of motor skills
Palavras-chave em inglês
Goal setting
Knowledge of results
Self-set goals
Resumo em inglês
This study aimed to investigate the effects of self-set goal on motor skills learning with different KR regimens. Three experiments were carried out, all of them with three distinct groups - spontaneously self-set goal and spontaneously self-directed goal and externally controlled or assigned goal - to investigate the learning of Bachman ladder climbing motor ability, performed with KR, without KR and with self-controlled KR. Groups of each experiment were the independent variables. Participants' performances were the dependent variables. The original observations were obtained at the experiment data collection environment by notes of the steps reached by the apprentice in each attempt. Performances were analyzed by performance rate (TxD), obtained from the ratio between the number of reached steps and the highest possible step. Two way ANOVA (3 groups X 6 blocks) was performed for repeated measures in the block factor. Data were organized in blocks of 10 trials, two blocks referring to the acquisition phase (AQ1, AQ30) and two blocks referring to retention and transference tests, respectively (RET1, RET2, TR1, TR2). Results in all experiments were similar and its groups not differed from each other. In conclusion, the learning process of the participants who established their own goals and those who had the assigned goal was similar. Thus, goal setting itself, whether attributed or externally controlled (yoked group), self-established spontaneously or in an induced manner is beneficial for learning the Bachman ladder climbing task, regardless if KR is provided or not or if is self-controlled. It is conclued that as the goal setting and KR are both motivational factors, their effects were neutralized and didn't affect the motor learning of Bachman ladder task
 
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Data de Publicação
2019-08-05
 
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