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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2007.tde-17122007-075659
Documento
Autor
Nome completo
Cinthya Walter
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Correa, Umberto Cesar (Presidente)
Barela, Ana Maria Forti
Freudenheim, Andrea Michele
Título em português
Estrutura de prática e liberdade de escolha na aprendizagem de habilidades motoras
Palavras-chave em português
Aprendizagem motora
Estrutura de prática
Liberdade de escolha
Processo adaptativo
Resumo em português
Recentemente os efeitos de diferentes estruturas de prática na aprendizagem de habilidades motoras têm sido investigados sob um modelo de não-equilíbrio denominado Processo Adaptativo. Há indicativos de que, primeiramente, haja necessidade da prática constante para formar a estrutura da habilidade e, posteriormente, da prática aleatória para promover a sua diversificação. Entretanto, os estudos acerca da estruturação da prática incitam indagações relacionadas ao efeito da estrutura de prática que inclui alguma liberdade de escolha do aprendiz no processo adaptativo. Assim, o objetivo do estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática com liberdade de escolha na aprendizagem de habilidades motoras. Realizou-se um experimento que consistiu de duas fases: estabilização e adaptação. Na fase de estabilização, as 120 crianças participantes foram distribuídas em seis grupos formados pela associação entre as estruturas de prática constante e constante-aleatória e diferentes tipos de liberdade de escolha - da seqüência ou de alguns componentes para formar uma seqüência. Na fase de adaptação, os aprendizes foram testados em sua capacidade de se adaptar a uma modificação perceptivo-efetora da tarefa. Os resultados permitiram concluir que a estrutura de prática constante com liberdade na escolha de alguns componentes para formar a seqüência proporcionou melhor adaptação à nova tarefa
Título em inglês
Practice schedule and freedom of choice on the acquisition of motor skills
Palavras-chave em inglês
Adaptive process
Freedom of choice
Motor learning
Practice schedule
Resumo em inglês
Recently the effects of practice schedules on motor skills learning have been investigated under a non-equilibrium model known as Adaptive Process. There are indicatives that, firstly, it has necessity of constant practice to form the skill?s structure and, later, of random practice to further its diversification. However, studies about practice schedules incite inquiries related with the effects of practice schedule that includes some freedom of choice of the learners in the adaptive process. Thus, the purpose of this study was to investigate the effects of different practice schedules with freedom of choice on learning of motor skills. It was carried out one experiment that consisted of two phases: stabilization and adaptation. In the stabilization phase 120 children were assigned into six groups formed by association between constant and constant-random practice schedules and different kinds of freedom of choice (sequence or components). In the adaptation phase, the learners were submitted to perceptual-motor task modification. The results allowed to conclude that constant practice schedule with freedom in the components choice provided better adaptation to the new task
 
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54ListadeAnexos.pdf (34.32 Kbytes)
5SUMARIO.pdf (40.15 Kbytes)
6RESUMO.pdf (41.44 Kbytes)
7ABSTRACT.pdf (41.54 Kbytes)
Texto2_ANEXO.pdf (172.83 Kbytes)
Data de Publicação
2007-12-18
 
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